Fapemig apresenta resultados de chamada na área de Saúde

Projetos foram construídos por pesquisadores e representantes de instituições de ensino da área, com foco em melhorias para o SUS

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) iniciou, nesta terça-feira (1/10), a divulgação dos mais de 50 projetos selecionados em sua chamada 14/2013, com ideias e soluções para problemas enfrentados no Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas serão apresentadas até a próxima quinta-feira (3/10), durante o Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), promovido pela Fapemig, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Ministério da Saúde (MS).

Na abertura do evento, nesta terça-feira (1/10), o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, falou sobre os desafios enfrentados pelo SUS e como a comunidade científica pode atuar na busca por soluções para estes problemas. “Durante os três dias do seminário, as pessoas poderão ver os resultados gerados pela academia nestes últimos seis anos de pesquisa”, explica Beirão. “O desafio, agora, será aplicar os resultados deste conhecimento gerado no dia a dia do SUS”, complementa Beirão.

Segundo a ​assessora de Parcerias Institucionais da SES-MG, Cláudia Hermínia de Lima e Silva, o encontro é uma oportunidade para incluir propostas científicas que contribuam para a gestão da saúde pública em Minas Gerais. Para Hermínia, é justamente por meio da pesquisa que se torna possível avançar na resolutividade de questões críticas para o SUS. “É preciso identificar linhas de estudos que auxiliem na tomada de decisão para o Estado e essa chamada é fundamental para isto”, pontua. 

A chefe do Departamento de Parcerias Públicas da Fapemig, Simone Bomtempo, destaca o número de propostas exibidas por eixo temático.
“Das 55 propostas apresentadas, 42% se referem ao eixo inovação e tecnologia para a saúde mental e 16% são propostas para atender demandas relacionadas a soluções para pessoas com deficiência, população vulnerável e saúde mental. Um dado importante quando se pensa em saúde pública”, observa.

O seminário vai até quinta-feira (3/10). A iniciativa é gratuita, aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia. 

A chamada

A chamada Fapemig 14/2013 - Projeto de Pesquisa e Desenvolvimentos Prioritários para o Sistema Único de Saúde no Estado de Minas Gerais - foi lançada com o objetivo de convocar a comunidade científica para pensar propostas para o SUS, com foco em processos de atenção à saúde, inovação e qualidade da gestão em saúde pública. 

Os seis eixos temáticos definidos para os trabalhos foram: sistemas e políticas de saúde; gestão em serviços de saúde; vigilância em saúde; doenças crônicas não transmissíveis; inovação e tecnologia em saúde; e pessoas com deficiência, população vulnerável e saúde mental. Ao longo do processo, os eixos foram discutidos em conjunto pela Fapemig, pesquisadores e representantes de instituições de ensino e de pesquisa da área da saúde. 

Serviço:

Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) - Chamada 14/2013
Data:  até 3 de outubro (quinta-feira)
Horário: das 9h até 17h
Local: Avenida José Cândido da Silveira, 1.500 - Horto - Belo Horizonte (MG)


Mais informações: Assessoria de Comunicação – Fapemig – (31) 3280-2106



Últimas