Expozebu comemora 100º aniversário da ABCZ

Abertura da feira, considerada maior vitrine das raças zebuínas do país, contou com a participação da secretária de Agricultura, Ana Valentini

imagem de destaque
O Governo de Minas, por meio da Seapa e suas vinculadas, tem ampla programação durante o evento
  • ícone de compartilhamento

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, representou o governador Romeu Zema na solenidade de abertura da 85ª Expozebu, realizada neste sábado (27/4), no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba. Considerada a maior vitrine das raças zebuínas, que representam mais de 80% do rebanho bovino nacional, esta edição da Expozebu comemora o centenário da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Destacando a importância do evento no calendário agropecuário nacional, a secretária Ana Valentini parabenizou a associação de criadores pelo trabalho que a tornou referência mundial em genética das raças zebuínas. “Poucas são as organizações que chegam aos 100 anos, e mais raras ainda são aquelas que, como a ABCZ, apostam na inovação, preservando sua história e os valores que a colocaram em posição de destaque”.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, representou o presidente Jair Bolsonaro, e afirmou que o Brasil é o país que mais pode crescer na agropecuária mundial, levando não apenas aos 210 milhões de brasileiros, mas para mais de 160 países do mundo, alimentos de qualidade, seguros e produzidos de forma respeitosa ao meio ambiente. Ela também falou sobre a importância da pesquisa e da assistência técnica.

“A assistência técnica precisa de recursos. Por isso, estamos buscando uma série de convênios para intensificar este trabalho, de forma que o governo federal possa ser o indutor e os estados os responsáveis pelo direcionamento das ações. Minas Gerais tem uma posição diferenciada, porque aqui temos uma Emater e uma Epamig fortes”, elogiou.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e a secretária da Seapa, Ana Valentini (Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG)

Ana Valentini disse que está confiante na parceria com o governo federal. “A ministra se colocou à disposição para nos ajudar. Vamos buscar recursos e convênios para investir na pesquisa e na assistência técnica do nosso estado, e também para as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária, que são extremamente importantes para assegurar a qualidade dos nossos produtos. Acreditamos que não tem outro caminho para o aumento da produtividade que não seja levar tecnologia para os produtores, principalmente para os da agricultura familiar”.

Programação do Governo de Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas instituições vinculadas, tem ampla programação durante o evento. A Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, em sua segunda edição, tem o apoio da Emater-MG, que mobilizou 20 produtores para a divulgação e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A feira está montada no Pavilhão Multiuso, no parque de exposições, onde o público poderá adquirir produtos como cachaça, queijos, doces e farinhas. No espaço, a Epamig também vai promover cursos e degustação comentada de café e vinhos, além de uma oficina culinária de soja especial para alimentação humana. Serão disponibilizadas 30 vagas em cada curso e as inscrições serão feitas no local.

No período de 29 de abril a 3 de maio, a Epamig realiza o 3º Shopping Gir Leiteiro com visita técnica guiada no campo experimental da instituição mineira de pesquisa, em Uberaba, onde pesquisadores e vaqueiros estarão à disposição do produtor para o esclarecimento de dúvidas. No Shopping Gir Leiteiro da Epamig, serão ofertados 31 animais, 25 matrizes e seis reprodutores, de alto valor genético, adaptados às condições tropicais e aprovados em testes de progênie. As vacas e novilhas são fruto de mais de 60 anos de avaliações zootécnicas criteriosas para produção de leite, rusticidade, fertilidade e comportamento.

Fiscalização do Rebanho

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável pela fiscalização de toda a parte sanitária do evento. Na entrada dos animais, ó órgão faz a vistoria e confere os documentos sanitários exigidos para participação em eventos pecuários.

Como parte da cerimônia de abertura, a secretária de Estado Ana Valentini e a ministra Tereza Cristina realizaram a vacinação de um animal contra a febre aftosa, simbolizando o lançamento da campanha contra a doença no estado, que começa oficialmente em Minas no dia 1° de maio.

Programa de Melhoria das Pastagens

Ainda dentro da programação da Expozebu, será feito, no domingo (28/4), o lançamento de um programa de melhoria de pastagens que conta com a parceria da Emater-MG e Epamig. A iniciativa tem o objetivo estimular a produção sustentável por meio da integração das atividades pecuárias, agrícolas e florestais na mesma área, em cultivo consorciado, sucessão ou rotação. A solenidade será realizada às 9h, na sede da ABCZ, no Parque de Exposição Fernando Costa.

Os vários tipos de sistemas de integração lavoura-pecuária são considerados boas alternativas para reverter o quadro de degradação de pastagens, um dos principais sinais da baixa sustentabilidade da pecuária nas diferentes regiões brasileiras.

Homenagem

As instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura - Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - serão homenageadas, na terça-feira (30/4), com a moção “Reconhecimento ABCZ 100 Anos”, como entidades parceiras na construção dessa história de longevidade e sucesso em prol da pecuária bovina mineira.

Exemplo bem-sucedido de parceria com a iniciativa privada, o Pró-Genética é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Emater-MG, Epamig e IMA, com o apoio das associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. Em cada município, o programa é realizado por meio de feiras ou leilões, onde são ofertados touros e matrizes geneticamente superiores. Os produtores interessados negociam, nestes eventos, diretamente com os criadores e vendedores.

Em mais de uma década, foram realizados cerca de 500 eventos, entre feiras e leilões do Pró-Genética em todo o estado. Mais de 14 mil produtores participaram do programa e foram gerados mais de 960 mil animais geneticamente melhorados para o abate.       

A feira

Além de histórica, esta edição da Expozebu tem a expectativa de superar em público e movimentação financeira os números alcançados em 2018. Neste ano, o evento deve reunir cerca de 280 mil pessoas, com crescimento de 20% em relação ano passado, e alcançar faturamento de R$ 200 milhões (ante os R$ 176 milhões da edição anterior). Estão programados 35 leilões e shoppings de venda direta de animais, além dos julgamentos de raças, concursos leiteiros e outras atividades técnicas. Mais de 2 mil animais passarão pelo Parque Fernando Costa na semana do evento.

Também estiveram presentes à solenidade de abertura da 85ª Expozebu o anfitrião da feira, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ; Iara Marques, presidente das Comissões ABCZ Mulher e Zebu do Bem; Paulo Piau, prefeito de Uberaba; embaixadores de 15 países, senadores, deputados federais e deputados estaduais, entre outras autoridades.



Últimas