Exposição “Trilhas da Independência” destaca os 200 anos da independência do Brasil 

Livros, jornais, cartas oficiais, bandeiras e armas antigas são alguns dos objetos que transportam o imaginário do visitante ao passado

  • ícone de compartilhamento

A exposição “Trilhas da Independência”, em celebração ao bicentenário da independência do Brasil, está em andamento na Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) desde terça-feira (27/9). A mostra apresenta aos visitantes acervo de objetos históricos, além de uma linha do tempo que se inicia em 1822 e se estende até os dias de hoje, contextualizada em Ouro Preto. 

Faop / Divulgação

Livros, jornais, cartas oficiais, bandeiras e armas antigas são alguns dos objetos que transportam o imaginário do visitante ao passado. Dentre os itens, destaca-se uma cadeira de madeira de três pés, datada do século 18. O mobiliário foi utilizado tanto por Dom Pedro I, quanto por Dom Pedro II em visitas a Ouro Preto, mais especificamente ao distrito de Cachoeira do Campo. É, portanto, tombada como bem cultural de Ouro Preto. 

A viagem ao passado fica ainda mais completa com a presença de uma linha do tempo que ocupa uma das paredes da galeria, que revela marcos políticos e culturais dos últimos 200 anos na cidade histórica. 

A exposição segue aberta, com entrada gratuita, até o dia 16/10, na Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário. 

200 anos de Independência 

Em setembro de 1822 foi proclamada a Independência do Brasil, marcando o final do controle da influência econômica direta de Portugal sobre nosso país. A exposição busca destacar esse bicentenário como marco simbólico de um processo histórico em constante revisão. Para tanto, propõe um recorte que ilustra os atos políticos e momentos mais “relevantes” em Ouro Preto, de 1822 até a atualidade. 

Serviço 

Exposição “Trilhas da Independência” 

Local: Galeria de Arte Nello Nuno (Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto) 

Visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 17h / sábado e domingo, de 14h às 18h 

Entrada gratuita 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições. 

 



Últimas