Exposição Estadual Agropecuária mostra a força de vários setores do agronegócio mineiro

Evento começa dia 1º de junho, na Gameleira, com programação diversificada e entrada gratuita

imagem de destaque
Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, vai sediar a exposição
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza, no período de 1 a 4 de junho, a 57ª Exposição Estadual Agropecuária, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte.

Tradicional no calendário agropecuário do estado e com entrada gratuita, o evento é realizado em parceria com a Faemg e as instituições vinculadas ao sistema operacional da agricultura – Emater, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela gerência do Parque da Gameleira e pela operacionalização da exposição.

Minas Gerais possui destaque no agronegócio nacional, liderando a produção nacional de leite, com 9,3 bilhões de litros/ano e mais da metade da produção de café produzido no país. Possui o segundo maior rebanho bovino, com 23,7 milhões de cabeças e o maior plantel de equídeos com cerca de 700 mil animais.

O estado também se destaca no ranking nacional da produção de cana-de-açúcar, sorgo, feijão, banana, tomate e vários outros produtos.

“A exposição estadual mostra o que há de melhor no agronegócio mineiro e como o setor é fundamental para a economia de Minas Gerais. Essa é uma oportunidade para que outros estados e os mineiros conheçam a diversidade da produção agropecuária no estado”, afirma o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão. “Além disso, a exposição é um momento de descontração para o público, divulgação de conhecimento e aproxima mais ainda o campo da cidade”, completa.

Ao longo de quase 60 edições, a exposição tem cumprido sua função de dar visibilidade a importantes setores do agronegócio mineiro, viabilizando negócios, promovendo oportunidades de reciclagem de conhecimentos e aproximando o público da capital com a vida no campo.

“Esse caráter multifuncional do evento, reunindo ao mesmo tempo diversas áreas do agronegócio, confirma sua importância para divulgar e valorizar um setor que representa cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais”, argumenta o diretor-geral do IMA Marcílio de Sousa Magalhães.

Na avaliação do Presidente da Faemg, Roberto Simões, mesmo com a prolongada crise política e econômica, que prejudicou investimentos em todos os setores, o agronegócio continuou a crescer, graças principalmente à competência do produtor rural, que não se deixou abater pelo pessimismo generalizado.

“E o resultado desse esforço pode ser visto na 57ª Exposição Estadual Agropecuária. O visitante terá a oportunidade de verificar a elevada qualidade tanto dos animais quanto dos outros produtos que fazem do nosso setor o mais dinâmico da economia brasileira.”

Os organizadores estimam receber no parque cerca de 50 mil pessoas, número que foi registrado na edição de 2016, com a presença de pecuaristas, produtores rurais, profissionais do agronegócio, estudantes de áreas afins ao setor e público em geral.

Programação diversificada

Pecuária e leilões – A exposição contará com a participação de cerca de 1.200 animais entre equídeos, bovinos, caprinos e búfalos, que vão participar de julgamentos de raças e leilões.

Galpão da Agroindústria – Produtos certificados da agroindústria poderão ser adquiridos pelos visitantes. No Galpão da Agroindústria, os visitantes encontrarão a produção com aquele gostinho de fazenda, com origem e qualidade reconhecida: café orgânico, cachaça, mel, Queijo Minas Artesanal, especiarias, pescado, dentre outros.

Piscicultura – Depois do sucesso registrado no ano passado, o evento terá novamente a Exposição de Peixes Ornamentais, o Concurso Nacional de Guppys e Bettas de linhagem e mostra de peças de vestuário e acessórios confeccionados com couro de tilápia.

Floricultura e Eventos Técnicos – Para os amantes da floricultura será realizada a Exposição de Flores e Folhagens e também cursos do setor com informações básicas para quem deseja se aprimorar nos cuidados básicos de orquídeas, arranjos e plantio de vasos.

Na programação, ainda constam eventos técnicos e palestras coordenadas pela Secretaria de Agricultura e Epamig, além de cursos que serão realizados em todos os dias da exposição, abordando o tema “Novas Tecnologias”. As inscrições para estes cursos poderão ser feitas durante a visita aos estandes.

Serviço:

57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita

Data: 1 a 4 de Junho

Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – BH

Horário: 8h às 21h



Últimas