Expocafé 2019 começa na quarta-feira

Tradicional feira, em Três Pontas, conta com programação diversificada baseada na cafeicultura

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Será na quarta-feira (15/5) a abertura da 22ª edição da Expocafé, realizada no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas. Antes disso, na terça-feira (14/5), acontece o 10º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com o tema “Energia e o Trabalho Mecanizado”, exclusivo para os previamente inscritos.

Durante o evento, o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Cafeicultura da Epamig, César Botelho, vai falar sobre a evolução da produtividade da cafeicultura arábica no Brasil, a utilização de cultivares melhorada, a evolução do espaçamento e podas em cafeeiro. O bolsista Thiago Reis, que atua com o pesquisador da Epamig Paulo Gontijo, vai abordar a construção de fertilidade, nutrição e preparo do solo para a cafeicultura sustentável.

Durante a feira, no estande da Epamig, além de degustar cafés das variedades Catiguá MG 2, Aranãs e MGS Paraíso 2, os visitantes participarão de plantões técnicos sobre controle de pragas e doenças no cafeeiro. Nos dias 15 e 16, no Parque Cafeeiro do Campo Experimental da Epamig, serão realizadas as dinâmicas de máquinas. Oportunidade para os cafeicultores obterem dicas técnicas de pesquisadores e extensionistas e de conhecerem na prática o funcionamento de equipamentos para a lavoura cafeeira, demonstrados pelos próprios fabricantes e/ou fornecedores. A empresa contará com duas estações de campo, que vão abordar o descascamento do café verde e a cultivar Paraíso H419-1, resistência à ferrugem e o histórico da produtividade.

O 1º Simpósio Cafeicultura Sustentável, promovido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), em parceria com a Epamig, é uma das novidades. Destinado a participantes previamente inscritos, o simpósio conta com abordagens de temas referentes à sustentabilidade da atividade. A palestra “Controle Biológico de Doenças de Plantas’’ terá como debatedora a pesquisadora da Epamig de Lavras, Sara Chalfoun, que vai falar sobre a oportunidade da inserção do controle biológico de pragas, doenças e fungos na cafeicultura.

Outra novidade é a apresentação do protótipo de fornalha à lenha para secagem do café, que tem como diferencial a queima dos gases que compõem a fumaça, apresentando maior eficiência energética e com maior intervalo de reposição de lenha na câmara de combustão do que as fornalhas atualmente disponibilizadas no mercado, o que faz com que a qualidade do café e a saúde dos trabalhadores não sejam comprometidas.

Serviço:

E
xpocafé 2019
Data/horário:
15 a 17/5,  de 8h às 18h
Local: Campo Experimental da Epamig em Três Pontas (MG)
Entrada gratuita

10º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Data/horário:
14/5, de 8h às 18h
Informações: www.expocafe.com.br 



Últimas