Evento on-line discute tecnologias para o campo e Agropecuária de Precisão

Hub day promovido pela Seapa pode ser assistido pelo Youtube

  • ícone de compartilhamento

Totonho Rigotti

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Epamig Itap), promoveu, nessa terça-feira (23/5), o Hub Day Agropecuária de Precisão. O evento on-line, disponível pelo canal da Seapa no Youtube, teve como objetivo divulgar e debater as novas tecnologias que estão disponíveis para o dia a dia no campo.

Na abertura do encontro, o secretário da Seapa, Thales Fernandes, destacou que a Epamig Itap é pioneira em oferecer o curso superior em Agropecuária de Precisão. A diretora-presidente da Epamig, Nilda Ferreira Soares acrescentou que “essa é uma área de grande demanda no país”. E o diretor da Epamig Itap, Frederico Passos, convidou os participantes a conhecerem e divulgarem “a proposta tecnológica inovadora contemplada pelo curso”.

A programação contou com palestras de professores da Epamig Itap e de representantes de empresas e startups que atuam com inovação nas áreas de produção animal e vegetal. Professora e pesquisadora na área de produção de suínos e aves do instituto, Margareth Botelho, abordou o tema “Tecnologia na suinocultura: manejo e bem-estar de matrizes em fase de reprodução” e apresentou exemplos de como a automação e a inteligência artificial podem ajudar no monitoramento das condições dos animais e na tomada de decisões mais assertivas por parte dos produtores.

Thiago Furtado, também professor e pesquisador da Epamig Itap, falou sobre “Desenvolvimento de sistemas embarcados para agricultura” e começou explicando que "esses são sistemas que integram hardware e software para fornecer funcionalidades específicas. Projetados para operar em tempo real, executam tarefas automatizadas e coletam dados para tomada de decisões de forma autônoma e eficiente da agricultura”. Na sequência, citou exemplos de componentes, como cochos eletrônicos (capazes de monitorar a alimentação do animal, quando e quantas vezes come e bebe água), diversos usos de drones nas lavouras, estações meteorológicas, entre outros. E finalizou, lembrando da necessidade de mão de obra especializada para operar os equipamentos.

Representantes das empresas Prodap, CNH Industrial, Vista Agrotech e Auros Robotics apresentaram respectivamente os temas “Pecuária de Precisão: Apresentação da empresa Prodap e seus processos de gestão e tecnologias em pecuária de corte e leite”, “Agricultura de Precisão: Case profissional sobre a inovação tecnológica na agricultura de precisão”, “Principais vantagens da aplicação de produtos agroquímicos via Drone” e “Apresentação de cases de sucesso em inovação em agricultura de precisão”. A programação foi finalizada com debate e atendimento a perguntas pelo chat.



Últimas