Estudantes vão ajudar a criar Currículo Referência do Ensino Médio

Opinião dos jovens será ouvida para elaboração do documento, que deve ser implementado a partir de 2021

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está trabalhando na elaboração do Currículo Referência do Ensino Médio e quer contar com a participação dos jovens na construção do documento.

Para isso, até o dia 24/8, a SEE/MG, em colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), disponibiliza um questionário na web (acesse aqui) para que  alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, das redes municipais, privada e estadual, possam participar do processo.

Nomeada a “Escuta dos Estudantes”, a ação integra as comemorações da Semana Estadual das Juventudes e pretende que os alunos mineiros possam expressar suas expectativas e serem, também, protagonistas da construção do Novo Ensino Médio.

Coordenadora de Etapa do Currículo Ensino Médio, Iara Viana espera contar com a participação dos jovens. “Haverá êxito nesse processo se todos fizerem a sua parte – as redes públicas estaduais, a rede privada de ensino, os estados e a União. Precisamos cuidar da implantação segura e inteligente do Novo Ensino Médio. E a importância decisiva, nesse contexto, está na participação dos sujeitos jovens. Abrir esse diálogo, reconhecendo a diversidade dessa parcela da população mineira, é um reconhecimento de que os estudantes são os protagonistas desta construção”, afirma.

Novo Ensino Médio

No formulário, os jovens irão encontrar perguntas como “Quais atividades não podem faltar em uma escola bacana?”, “Qual o objetivo principal de uma escola que faria você aprender”, entre outras. Toda as contribuições serão analisadas e incorporadas à versão final do Currículo Referência do Ensino Médio.

O Novo Ensino Médio está sendo elaborado por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão feitas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação Básica.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio será composto pela Formação Geral Básica, que vai considerar as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos por conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Os Itinerários Formativos serão formados por componentes de aprofundamento nas quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e na formação técnica e profissional (separadamente ou integradamente), pelas aulas eletivas e pelas aulas de Projeto de Vida.

O objetivo da SEE/MG é que o Currículo Referência do Ensino Médio seja homologado pelo Conselho Estadual de Educação ainda este ano.

Semana Estadual das Juventudes

A Semana Estadual das Juventudes, realizada em Minas de 11 a 18/8,  tem objetivo de estimular o debate sobre medidas de proteção aos jovens e fomentar uma atenção ampliada a alguns segmentos específicos como negros(as), moradores das periferias e da zona rural.