Estudantes são selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro

Alunos da rede estadual vão participar da iniciativa na Câmara dos Deputados em Brasília, em setembro

A edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro vai contar com alunos da rede pública de Minas Gerais. Entre os oito estudantes do ensino médio de instituições mineiras selecionados, quatro são de escolas estaduais: Denis Willian Trancoso, da E.E Geraldina Ana Gomes, em Belo Horizonte; José Gabriel Araújo Alves, da E.E Bolivar Boanerges da Silveira, em Alterosa; Miriam Assumpção Chaves, da E.E Avany Villena Diniz, em Pará de Minas; e Paulo Vinícius Cardoso Rosa, da E.E Pedro de Alcântara, em Varginha.

Crédito: Arquivo pessoal/Miriam Assumpção Chaves

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, que simula uma jornada parlamentar com alunos de escolas públicas e privadas. Durante o encontro, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais. Neste ano, a iniciativa será realizada de 23 a 27 de setembro, na capital do país.

Seleção

Para serem selecionados, os estudantes tiveram que elaborar um projeto de lei que deveria estar relacionado a um tema de impacto nacional. O aluno do 3º ano do ensino médio, Denis Willian Trancoso, escreveu um projeto baseado em sua experiência como presidente do grêmio da sua escola. “Há três anos estamos trabalhando na implementação do grêmio aqui da escola e foi a partir desse conhecimento que escrevi o projeto de incentivo à criação das organizações estudantis”, conta.

Foi a própria experiência de vida que também inspirou José Gabriel a escrever seu projeto de lei. “Meu projeto diz respeito à melhoria no sistema de olimpíadas científicas no Brasil. É importante ter mais investimento e incentivo às universidades para que elas possam ofertar vagas para medalhistas”, destaca o aluno do 3º ano do ensino médio, que já faturou duas medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e foi convocado para a seletiva das equipes que irão compor a seleção brasileira de Astronomia em 2020.

Sobre a participação no Parlamento Jovem, o aluno do 3º ano do ensino médio, Paulo Vinícius, fala da sua expectativa. “Eu gosto muito de política e é uma satisfação muito grande participar da iniciativa. Já estou lendo o cronograma e vi que vão acontecer muitas coisas interessantes. Estou muito animado”.

Já Miriam Assumpção agradeceu o apoio dos professores. “Tive muito incentivo aqui na escola. Os professores me ajudaram e me deram várias orientações”, conclui a aluna do 3º ano do ensino médio, que escreveu um projeto de lei em que destacou a importância de trabalhar a sustentabilidade na educação básica.

• Confira neste link a lista completa dos selecionados em Minas Gerais e nos outros estados.