Estudantes debatem assuntos que fazem parte do ambiente escolar, como cyberbullying e racismo 

Projeto Podxcola foi implementado na Escola Estadual Antônio Luiz Bastos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro

  • ícone de compartilhamento

Assuntos que fazem parte do cotidiano dos jovens e que devem ser enfrentados e discutidos no ambiente escolar, como cyberbullying, racismo, agressão ao meio ambiente, integram o projeto Podxcola. Em formato de podcast, 125 estudantes do 1º ano do ensino médio participam da iniciativa que foi  implementada, neste ano, na Escola Estadual Antônio Luiz Bastos, em Uberlândia, Triângulo Mineiro. A proposta interdisciplinar trabalha com os estudantes assuntos complexos de uma forma leve e descontraída e foi criada pelo professor Gabriel Andrade. 

SEE / Divulgação

Segundo o professor, o objetivo do projeto é descobrir quais são os questionamentos do coletivo, tanto no que se refere ao ambiente escolar, quanto às questões sociais do cotidiano. “A ideia foi trazer à tona temas importantes para a formação cidadã que nem sempre são passados para os jovens pela família. Promovemos uma reflexão sobre os temas que atingem a todos, independente do contexto em que vivem”, explicou. 

Os jovens se reúnem uma vez por semana para apresentarem os podcasts. Izadora Matias contou sua experiência com o projeto. “O podcast nos uniu, veio para nos lembrar sobre a importância de combater o bullying, um ato de violência que pode ser enfrentado com conhecimento e informação”.

Já para o estudante Pedro Augusto, a experiência está ajudando a entender sobre a responsabilidade e conduta nas redes sociais. “O projeto mudou minha visão de olhar para a internet. Aprendemos sobre fake news, algo tão recorrente no meio virtual. O Podxcola me ensinou que não podemos curtir e dar um like em qualquer publicação para não espalhar uma notícia falsa e gerar outros problemas."

Sobre o Podxcola

O projeto acontece em dois momentos. Nas aulas teóricas o professor organiza rodas de conversa para os estudantes discutirem e escolherem os temas. Depois de selecionar os assuntos, eles se reúnem na biblioteca para a gravação dos podcasts. 

Em cada edição os estudantes esclarecem as principais dúvidas sobre cyberbullying, racismo, agressões ao meio ambiente, dentre outras pautas que fazem parte do universo escolar e precisam de conhecimento e orientação para enfrentá-los. 

A iniciativa está permitindo a preparação dos jovens, que a partir do conhecimento compartilham experiências com os colegas e com a família, sendo multiplicadores de boas ações na sociedade. Ao final do projeto, todo o material produzido será transformado em um material artístico. Os episódios do podcast estão disponíveis neste link.

 

 



Últimas