Estratégias pedagógicas com foco na recuperação das aprendizagens e novidades para os servidores marcam o mês de julho na SEE

Novas nomeações e início das inscrições para o concurso da Educação, além da abertura de novas turmas do Reforço Escolar e a criação dos Agrupamentos Temporários são alguns dos destaques

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, em julho, ações com foco na recuperação das aprendizagens. Entre os destaques estão a formação das novas turmas de Reforço Escolar e a criação da estratégia de Intervenção Pedagógica com os Agrupamentos Temporários. A pasta realizou, também, uma pesquisa sobre o Novo Ensino Médio com o objetivo de avaliar possíveis melhorias neste modelo. Aos servidores, uma novidade foi anunciada: o novo Diário Escolar Digital (DED), que estará disponível no ano letivo de 2024 com mudanças que otimizam o uso do sistema, algo bastante aguardado pela Rede. Novas nomeações e o início das inscrições do concurso da SEE foram as ações de destaque na política de valorização dos profissionais da Educação.   

SEE / Divulgação

Ao longo do segundo semestre, a SEE/MG dará continuidade às ações de recuperação das aprendizagens como o Reforço Escolar, que já vem ocorrendo desde o início do ano. Foi realizada uma campanha para que as escolas formassem as novas turmas do Reforço Escolar e para que as famílias se empenhassem na participação, já que é necessária a autorização escrita dos pais para que as crianças e adolescentes possam participar. 

Além disso, a SEE apresentou uma nova proposta de Intervenção Pedagógica, o Agrupamento Temporário, na qual os professores trabalharão com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas, em um curto espaço de tempo, em estudantes que tenham apresentado defasagem de aprendizagem. O público-alvo dessa intervenção são estudantes com baixo rendimento que foram indicados a participar da 1ª entrada do reforço escolar, mas que por algum motivo não estão enturmados e sem condições de frequentar as aulas de reforço. As atividades do agrupamento ocorrerão dentro do turno do aluno e não há a necessidade de o estudante permanecer por mais tempo no ambiente escolar. 

Servidores 

Foi divulgado que um novo Diário Escolar Digital (DED) está sendo preparado e estará habilitado para o uso no ano letivo de 2024. O novo DED está mais funcional e a interface melhorará as funcionalidades da rotina dos professores.

Em continuidade à valorização dos servidores, foi publicado, em julho, mais um lote com um mil nomeações de excedentes do concurso público realizado em 2017. Este foi o 3° lote deste ano, referente aos excedentes aprovados segundo o Edital nº 7/2017.

Ainda em julho, no dia 31, começaram as inscrições para o concurso público referente ao Edital SEPLAG/SEE nº 3/2023. São 19.878 vagas em todo o estado, para atuação em unidades escolares, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) e na Unidade Central. 

De grande relevância aos profissionais da Educação, o canal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Estúdio Educação MG, no Youtube, alcançou a marca de cem mil inscritos. O canal recebeu, pela plataforma norte-americana, uma placa comemorativa pela marca alcançada. Ele traz um conteúdo diverso, como lives para capacitação e melhor informação para os professores, os Agrupamentos Temporários, apresentação do modelo EMTI, materiais didáticos, como matemática, português, história e geografia, resoluções para o Enem e tira dúvidas.

Pesquisa do Novo Ensino Médio (PNEM)

Para ouvir os servidores e estudantes que estão diretamente ligados ao Novo Ensino Médio, a SEE/MG realizou a Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (PNEM) com estudantes, professores e gestores escolares da rede estadual de ensino. O objetivo da iniciativa foi ouvir a comunidade escolar para levantar informações sobre percepções e expectativas, entender os desafios de implementação e obter dados para fundamentar estratégias de melhorias. A Consulta Pública é inédita no estado e foi realizada de forma on-line. 

Escolas com cara nova

Para a volta às aulas neste 2° semestre letivo, as escolas da rede estadual se prepararam para receber os estudantes de forma mais acolhedora possível. Assim, o recesso de julho foi aproveitado pelas unidades que realizaram pequenos reparos na infraestrutura como pinturas de salas de aulas e áreas externas, podas de árvores, troca de pisos, reparos nos banheiros, instalação de novos equipamentos e pequenas obras que deixaram as escolas com carinhas de novas. Os diretores utilizaram os recursos de Manutenção Predial disponíveis na Caixa Escolar.

Também proporcionando grandes melhorias na infraestrutura escolar, o Projeto Mãos Dadas, realizou uma entrega em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A Escola Municipal Hélia Matos Sartori, situada no bairro Girassol, está de cara nova: um segundo andar foi erguido na unidade com cinco salas, que passa a oferecer infraestrutura completa e moderna para atender cerca de 1.080 alunos. O convênio para a ampliação da escola foi firmado em 2021 entre o Governo de Minas e o município, e o valor total é de R$ 1,8 milhão que será usado, também, para ampliação de outra escola municipal.  

A Escola Municipal Hélia Matos Sartori atendia a 880 alunos e com a absorção dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da Escola Estadual Manoel Martins, passará a contar com 1.080 estudantes. A migração já ocorrerá neste retorno do segundo semestre letivo de 2023.



Últimas