Estado reduz até 72% de gastos na telecomunicação com novo contrato

Rede Governo atende diversas instituições e terá sua capacidade ampliada com planos operacionais e de transição

Com previsão de reduzir em até 72% as despesas da administração pública com telecomunicação entre órgãos e entidades e quadruplicar a capacidade de transmissão em todo o Estado, o Governo de Minas chega, agora, à terceira fase da Rede Governo. Com o novo contrato, assinado nesta quinta-feira (28/5) pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, Minas Gerais deixará de gastar R$ 240 milhões com a rede de telecomunicação que permite a integração de diversos serviços, como voz, vídeo e dados.

De acordo com o secretário, a economia proporcionada pelo contrato é considerável, tendo em vista a atual situação fiscal do Estado, e vai permitir a realocação dos recursos em outras áreas prioritárias.

"Ainda mais no momento de pandemia que estamos enfrentando, precisamos garantir recursos e, assim, conseguir dar o suporte adequado aos mineiros diante desse cenário", analisa Levy. O contrato, anteriormente calculado em R$ 336 milhões, e agora negociado em R$ 96 milhões, também permitirá a ampliação da capacidade da rede de 11 GB para 47 GB.

Com a medida, as unidades atendidas pela Rede Governo terão as conexões atualizadas utilizando novas tecnologias e garantindo, assim, atendimento de qualidade aos cidadãos. Um dos avanços é a adoção de peticionamentos eletrônicos, que permitirão demandar serviços às unidades regionais em todo o estado, como registros de empresas e de outros produtos envolvendo setores do Governo de Minas.

É o que explica o superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag, Lucas Vilas Boas. "Grande parte das unidades já utiliza uma conexão mantida pela Rede Governo, com atributos técnicos avançados para desempenho e segurança, e a tendência é que os órgãos ampliem o uso, acresçam velocidades de acesso e incluam novas unidades ainda não contempladas", acredita.

O novo contrato vai suportar, entre outros serviços, todo o processo de videoconferência das audiências judiciais envolvendo indivíduos privados de liberdade, custodiados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “Mesmo com as ampliações de capacidade mencionadas, a perspectiva final é de menor custo, em razão da economicidade do atual modelo”, reforça o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, coronel Wilson Gomes da Silva Junior.

Rede Governo

A Rede Governo, criada há mais de dez anos, é uma parceria da Seplag com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). A partir da assinatura, são iniciados os planos operacionais e de transição para que os links sejam migrados e, assim, o Estado possa utilizar a nova contratação.