Estado promove formação gratuita para profissionais do meio ambiente

Mais de 150 cursos a distância são disponibilizados na plataforma Trilhas do Saber   

  • ícone de compartilhamento

Desenvolvida com a proposta de romper barreiras geográficas e oferecer aos servidores do meio ambiente e parceiros externos formação contínua, a plataforma Trilhas do Saber - Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) oferece cursos gratuitos a distância (EAD). O conteúdo colabora para a preservação e melhoria da qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável em Minas.

A ferramenta disponibiliza formações semipresenciais ou totalmente a distância (EAD), além de repositório de conteúdo de cursos presenciais.

“O ambiente dos cursos evoluiu em performance e design, com atividades e recursos mais dinâmicos, o que permitiu uma melhor interatividade do usuário com a plataforma, tanto na disponibilização dos cursos, quanto na organização dos materiais de apoio”, destaca a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Semad, Flávia Danielle Mendes.

Conteúdo 

Os 150 cursos do portfólio, tanto para o público interno quanto externo, estão organizados em seis categorias, com temas alinhados às demandas das unidades administrativas e objetivo de promover o conhecimento e o desenvolvimento das competências técnicas, essências e gerenciais. 

Em 2021, ainda em um cenário de pandemia, quando grande parte da equipe trabalhou em regime especial de teletrabalho, capacitações na modalidade EAD continuaram a ser ministradas, com destaque para os cursos de Educação Ambiental, Fiscalização Ambiental e Práticas dos Comitês de Bacia.

Entre os diversos cursos disponibilizados na modalidade EAD, muitos apresentam conteúdos relacionados ao desenvolvimento do servidor como ICMS Ecológico; Fiscalização Ambiental; Sensoriamento Remoto, Formação de Instrutores em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e cursos desenvolvidos em parceria com o Igam para a capacitação dos membros de Comitê de Bacia Hidrográfica, entre outros.

Destaque

Considerando os cursos oferecidos, o “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias” foi procurado por mais de 5 mil pessoas no ano passado. 

O conteúdo é voltado para professores, analistas, gestores e dirigentes públicos, dirigentes de ONGs e alunos do ensino médio e universitários, e tem o objetivo de compartilhar informações fundamentais relacionadas ao processo de educar e formar cidadãos ambientalmente responsáveis.

Analista ambiental da Semad e organizador do curso, Ricardo Cottini reforça a importância da capacitação para a formação de professores que trabalham nas escolas selecionadas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. “O programa promove a capacitação dos professores na temática educação ambiental, além da realização de atividades práticas com os alunos. Oferecido pela Semad, apresenta informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados, favorecendo o trabalho do professor em sala de aula”, disse.

O curso alcançou importante marca na primeira turma. no ano de 2022, com 5.172 inscrições realizadas em aproximadamente 20 estados brasileiros, registrando uma adesão recorde entre todas as edições do treinamento. Atualmente, mais de 12 mil pessoas, dos mais diversos públicos, já participaram da formação.

A Universidade Corporativa do Sisema se configura como ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o compromisso de fortalecer a gestão de pessoas por competências e desenvolvimento institucional.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis, clique aqui.
 



Últimas