Estado inaugura obra em Taiobeiras que garante água de qualidade para comunidades do Norte de Minas

Poço tubular profundo inaugurado pelo Governo de Minas beneficia 46 famílias nas comunidades de Covão, Novato e Umbuzeiro

Semad / Divulgação

O acesso à água potável de qualidade tornou-se realidade para moradores das comunidades do município de Taiobeiras, no Norte de Minas.

O Governo de Minas inaugurou na localidade um poço tubular profundo para captação de água potável. A solenidade foi em 15/12.

Um total de 46 famílias serão beneficiadas na região nas comunidades de Umbuzeiro (3), Covão (28) e Novato (15).

A obra é resultado de um edital de chamamento público de 2020, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para construção de poços tubulares profundos. Nesse edital foram selecionados 44 municípios aptos a receberem a perfuração.

Com o trabalho coordenado pela Semad, por meio da Subsecretaria de Saneamento, cada prefeito pôde solicitar cinco poços para serem construídos no município.

O município de Taiobeiras foi contemplado com a perfuração de cinco poços tubulares profundos, sendo que três estão aptos a utilização nas respectivas comunidades, beneficiando diretamente cerca de 46 famílias e um centro de reabilitação com 15 internos.

“As obras significam uma mudança na qualidade de vida dessas pessoas. Ao fazer esse trabalho, o Governo de Minas está atendendo a uma demanda antiga dessas regiões e mudando a realidade delas, com impactos socioeconômicos, na saúde e no meio ambiente”, comenta o subsecretário de Saneamento, Anderson do Carmo Diniz.

Segundo ele, a medida estabeleceu critérios técnicos para a escolha das áreas selecionadas no edital. “O objetivo é atender as regiões que precisam, por ordem de prioridade, e dentro da necessidade hídrica local”, afirma.

Semad / Divulgação

De acordo com o superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial da Semad, Kleynner Lopes, a água de qualidade era uma demanda antiga dos moradores que sofriam com um déficit no saneamento.

“Muitos nos relataram buscar água em locais distantes. Essa entrega muda esse cenário e reforça o compromisso das administrações pública estadual e municipal com a vida desses moradores”, disse.

Para o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, a água é um bem desejado que faz falta nas comunidades rurais na região Norte de Minas. “A abertura de poços, a canalização e a água chegando na casa das pessoas é um bem maior e agradecemos o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente”, afirmou.

A presidente da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Covão, Maria Camilo de Souza, observou que o poço é muito bem-vindo. “As famílias serão bem atendidas e estamos felizes com a fartura de água para as comunidades”, afirmou.