Espaço gastronômico e feira são inaugurados na ABCZ

Produtores da região vão expor alimentos, como carne e queijo, durante a ExpoZebu

O governador Romeu Zema participou, nessa sexta-feira (29/4), da inauguração da cozinha da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O local, que fica dentro do Parque Fernando Costa, será utilizado pelos associados para expor produtos como carne, leite e queijo produzidos na região. O espaço é aberto ao público, que poderá consumir as iguarias.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Ainda no parque de exposição, o chefe do Executivo participou também da inauguração da Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, espaço que conta com stands de produtores mineiros. O governador celebrou o espaço, que dará a oportunidade para que produtores exponham seus produtos.

“É extremamente importante esse tipo de iniciativa. Pequenos produtores de queijo, café e cachaça em Minas são verdadeiros artistas, que produzem produtos únicos que disputam concursos no mundo todo e, muitas vezes, retornam ocupando as primeiras posições. O que o Estado tem feito é valorizar esses produtos que têm  características inigualáveis, e nossa gastronomia está dentro deste contexto. Muitos turistas vêm a Minas Gerais, porque aqui temos um povo acolhedor, uma comida diferenciada e queremos acentuar cada vez mais essa ação”, destacou.

Ao todo, serão 80 estandes e 70 expositores, sendo 32 deles acompanhados pela Emater-MG.  Esses expositores são agricultores familiares e vão levar produtos como queijos artesanais, mel, carnes, doces, cachaça, dentre outros.  A expectativa é que o evento receba 7 mil participantes no período da ExpoZebu, que acontece até o dia 8/5.

A Emater-MG apoia a Feira da Gastronomia atuando na organização dos agricultores familiares que vão expor seus produtos.  O Governo de Minas terá um estande dentro da feira, onde os técnicos e os pesquisadores da Epamig estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes sobre diversos temas da produção agropecuária de Minas.  O Estado ainda patrocina a feira, via Codemge, com o investimento de R$100 mil.

Cozinha ABCZ

O vice-presidente da ABCZ, Fabiano França Mendonça Silva, explicou que a cozinha, que conta com espaço de exposição de produtos e consumo, foi construída para mostrar o trabalho dos associados e produtores da região. “Estamos trazendo o melhoramento genético para a ABCZ e não tínhamos um espaço onde podíamos mostrar a carne, o leite e o queijo que nosso associado produz. Então nos reunimos e levei para a diretoria essa demanda, que foi aprovada e hoje está pronta. Essa cozinha traz toda a confiança no trabalho sério do nosso associado”, afirmou.

Encontro com prefeitos

Mais cedo, ainda em Uberaba, o governador se encontrou com o grupo do G70, que reúne 70 prefeitos das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.  Criado em 2016, o grupo tem o objetivo de promover iniciativas que visem o desenvolvimento da região.  Dentre as ações de destaque realizadas pelo G70 está a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico.  Os municípios que fazem parte do G70 possuem mais de 2 milhões de habitantes e representam 16% das riquezas de Minas Gerais.