Escolha de diretores escolares entra na fase de divulgação das chapas e apresentação do Plano de Gestão

Votação acontece no dia 17 de junho. Em todo estado serão selecionados gestores para 3.496 escolas

  • ícone de compartilhamento

Até esta sexta-feira (14/6), as escolas da rede estadual de ensino realizam mais uma etapa do processo de escolha de diretor e vice-diretor. Com a participação da comunidade escolar, estão sendo realizadas reuniões nas unidades de ensino para divulgação das chapas e apresentação dos Planos de Gestão.

“O Plano de Gestão é um instrumento importante, porque qualifica o debate e aperfeiçoa o processo democrático. Além disso, é uma oportunidade que a comunidade tem para discutir projetos mais adequados à realidade e necessidades das escolas. Os planos devem abranger todos os aspectos referentes à gestão escolar e é fundamental que tenham como foco a melhoria da qualidade da educação ofertada”, destaca o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Paulo Henrique Rodrigues.

Nas escolas, as comissões organizadoras são as responsáveis por fomentar o debate e incentivar a participação de toda a comunidade. “A comissão deve organizar um espaço de debate que conte com a participação dos três segmentos: servidores da escola, pais e responsáveis e estudantes. Também é importante que exista equidade entre as chapas e que seja garantida a isonomia para que todas apresentem seus planos”, conclui o superintendente.

Na Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, no município de Formiga, as redes sociais estão sendo utilizadas como instrumento para garantir a divulgação e a participação da comunidade. “Vimos que é pelas redes sociais que vamos alcançar o maior número de pais e responsáveis. Os candidatos estão utilizando as mídias para divulgar seus planos de gestão”, conta a coordenadora da comissão e professora de Geografia, Clariana Beatriz Oliveira.

Também foi pensada uma estratégia para divulgação das reuniões. “Marcamos reuniões em três horários diferentes. A comissão está divulgando nas salas de aula. Também fizemos cartazes e colocamos nos postos de saúde e igrejas aqui da comunidade”, explica a educadora.

Já na Escola Estadual Vitalino de Oliveira Ruela, no município de Santo Antônio do Oriente, estão concorrendo duas chapas. “A nossa cidade é pequena e a maioria dos pais e responsáveis já estão sabendo do processo. Para os alunos menores de 14 anos e moradores da zona rural, vamos enviar bilhete para reforçar a participação”, ressalta o coordenador da comissão e secretário na escola, Gilcleber Gomes.

De acordo com o cronograma, a votação acontece em 17 de junho. No mesmo dia deverá ser realizada a apuração dos votos e, a partir das 20h, o anúncio da chapa indicada. Em todo o estado serão escolhidos gestores para 3.496 escolas.



Últimas