Escolas estaduais participam de projeto de robótica

Ação com alunos em Patrocínio é resultado de uma parceria entre a SRE e o IFTM

Desde o início deste ano, a aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, no município de Patrocínio, Joyce Rodrigues, aprende sobre programação e componentes eletrônicos. É que a escola onde ela estuda faz parte do projeto “Robô Cerrado”, iniciativa que é resultado de uma parceria entre a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patrocínio e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Patrocínio.

“Eu gosto muito de tecnologia. O projeto está sendo uma ótima oportunidade para aprender a programar. O curso tem uma parte online e outra presencial. Está agregando muito conhecimento”, conta Joyce.

O projeto tem como objetivo proporcionar a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação por meio da robótica educacional. A iniciativa é desenvolvida em escolas estaduais que oferecem o ensino médio. Cada unidade conta com uma equipe de quatro alunos e um professor que recebem formações semanais com aulas práticas, além de formações via internet, por meio de Educação a Distância.

Ampliação

Crédito: Arquivo/SRE

No total 11 escolas são atendidas pelo projeto e a expectativa é de expansão, como conta a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SRE de Patrocínio, Josiane França e Braga. “Professores e alunos aprendem noções iniciais de informática, programação e robótica. Com o tempo, a nossa intenção é expandir o número de participantes”, afirma.

As aulas são ministradas por alunos de graduação e professores do IFTM. O Núcleo de Tecnologia Educacional é responsável por realizar o suporte técnico em informática e a Diretoria Educacional da regional faz o acompanhamento pedagógico.

O professor de ciências e biologia da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, Paulo Roberto da Silva, participa do projeto e destaca que a iniciativa está ajudando a aguçar o interesse dos alunos. “Esse é um projeto inovador, que tem incentivado os alunos a buscar por algo novo e isso agrega muito”.

Participação feminina

Outro projeto desenvolvido em escolas da regional de Patrocínio é o “Elas na Robótica”. A iniciativa é voltada para alunas e professoras e tem o objetivo de estimular a formação de mulheres nas carreiras de Engenharia Elétrica e Computação na região do Cerrado Mineiro. O “Elas na Robótica” conta com a participação de duas escolas estaduais: a E.E Professora Ormy Araújo Amaral e E.E Irmã Gislene.