Escolas estaduais desenvolvem ações de preparação para o Enem

Provas serão aplicadas neste domingo (3/11), com nova etapa no fim de semana seguinte, em 10 de novembro

  • ícone de compartilhamento

A Professora Daniele e os alunos (Crédito: Arquivo da escola)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando. Ao longo do ano, muitas escolas da rede estadual de ensino desenvolveram diversas e diferentes ações para incentivar os estudantes a participarem do exame e conseguirem bom resultado e desempenho nas provas.

Na Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade, em Juiz de fora, por exemplo, foram utilizados os “Simulados Enem 2019”, ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), que apresenta provas similares às aplicadas no Enem. Além disso, foram realizadas oficinas de leitura uma vez por semana.

O aluno do 3º ano do ensino médio, Felipe do Santos Carvalho, vai fazer a prova pela primeira vez e conta como a ação da escola contribuiu para sua preparação. “As aulas são muito boas e as oficinas me ajudam muito. Até a inscrição quem me incentivou a fazer foi o vice-diretor da escola”, afirma o estudante, que vai fazer o Enem para conquistar uma vaga no curso de Arquitetura.

Na Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage, em Belo Horizonte, também foram organizadas oficinas para auxiliar os estudantes na preparação para os diferentes conteúdos. As aulas, aos sábados, foram idealizadas pela professora de língua portuguesa e vice-diretora da escola, Daniele Cristine Ferreira Silva.

Anna Luiza Lopes Silva, aluna do 3º ano do ensino médio na escola da capital, vai tentar uma vaga no curso de Jornalismo. “Além das aulas tradicionais, o projeto ajudou muito a sanar algumas dúvidas. Vamos chegar mais preparados. Agora, é preparar o emocional para aguentar as cinco horas de prova”, reforça.

Cerca de 1 mil estudantes da SRE Varginha participaram dos aulões (Crédito: Divulgação/SRE)

Já na reta final para a realização da prova, a vice-diretora Daniele destaca que o importante é "tranquilidade e confiar na preparação que eles tiveram ao longo do ano”, afirma.

Parceria

Em parceria com uma universidade privada, escolas de cinco municípios da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha participaram, ao longo do mês de outubro, de aulões com foco na preparação para o Enem. A ação contou com a participação de mais de mil estudantes.

“Os alunos trabalharam redação, atualidades, receberam dicas sobre o exame e também tiveram uma preparação voltada para o lado emocional. Essa parceria foi muito importante porque ajudou a complementar a formação recebida na sala de aula”, observa a diretora educacional da SRE Varginha, Sandra Maria Barboza.

Enem

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), foram confirmadas mais de 5 milhões de inscrições de candidatos de todo o país. Deste total, mais de 534 mil são mineiros. As provas do Enem serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em dois domingos: nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia do Enem serão aplicadas as provas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo domingo, é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Serão cinco horas de duração em cada dia de exame.

Todas as orientações para os candidatos que irão fazer o Enem estão disponíveis no site do MEC.



Últimas