Escolas do EMTI promovem acolhimento diferenciado para receber novos estudantes

Veteranos realizam acolhimento com festa e atividades integradoras. Ação também é o pontapé inicial do componente curricular Projeto de Vida 

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Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) pertencentes à rede pública estadual de ensino de Minas Gerais realizam, desde o início do ano letivo, ações para o Acolhimento Marco Zero. O movimento ocorreu de forma criativa e é liderado pelos alunos veteranos, que receberam os novos estudantes do primeiro ano do ensino médio com atividades como rodas de conversa, dinâmicas e apresentações artísticas. Além disso, esse é o primeiro passo para que o componente curricular Projeto de Vida seja apresentado aos novos colegas.

Nesta ação, estudantes do segundo e terceiro anos, além de egressos das escolas EMTI, acolhem os jovens do primeiro ano e recém-chegados.

Esse veteranos passaram pela formação de Jovens Protagonistas para o Acolhimento e, agora, transmitem aos novos colegas a modalidade de boas-vindas. Até agora, 438 escolas em 42 Superintendências Regionais de Educação do estado participaram da ação. Cerca de 25 mil estudantes estiveram envolvidos no acolhimento, que teve como objetivo recepcionar os jovens recém-chegados às suas respectivas escolas. 

Diretora da Escola Estadual Sandoval Levindo Coelho, em Ubá, na Zona da Mata, Valdezita Paula Lopes Barbosa pontuou a relevância da ação para os adolescentes. “Os estudantes veteranos dão boas-vindas aos novatos e isso gera uma integração muito grande entre eles. Os professores ficam como espectadores e são os alunos que promovem o acolhimento e todas as ações, assumindo a ação como protagonistas”, conta Valdezita, que diz ver um salto na relação interpessoal entre eles.  

Benefícios

“Ganho em maturidade e auto-confiança estão entre os benefícios de ser um jovem protagonista. Eles se sentem, realmente, pertencentes ao espaço da escola”, completa a diretora. 

É neste primeiro momento também que os novos estudantes têm contato com reflexões trazidas pelo componente curricular Projeto de Vida. 
Professora de educação física da Escola Estadual João Paulo I, em Betim, na Região Metropolitana, Ariane Silva Leite Costa conta que a construção de um varal dos sonhos integrou as atividades de boas-vindas. “O Marco Zero é o início da vida deles em uma escola em tempo integral. Eles entendem neste dia sobre a dinâmica, a perspectiva, passam a conhecer e percebem a escola toda integrada, inclusive com os familiares”, relata a professora. 

Um dos momentos mais emocionantes na E.E. João Paulo I ocorreu quando os novatos saíram das salas e encontraram um grande corredor para que eles passassem em direção ao portão da escola. De um lado e do outro, neste corredor humano, professores, orientadores e familiares aplaudiram os jovens. “As famílias foram convidadas a vir como surpresa. Muitos estudantes se emocionaram e sentiram a atenção especial dada a cada um”, contou Ariane. 

Modelo EMTI 

As atividades do Acolhimento Marco Zero em 2023 são inspiradas em celebração à vida e aos estudantes. Eles foram conduzidos à reflexão sobre a importância de seus sonhos e suas expectativas, buscando o exercício do protagonismo em movimento para torná-los agentes ativos na transformação e renovação da sociedade.

O acolhimento é uma importante ação para concretização do princípio essencial à modalidade do Ensino Médio em Tempo Integral, que é a pedagogia da presença. 

O objetivo é motivar os estudantes a estarem presentes, participativos e comprometidos. 

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), quando o estudante é acolhido pelo gestor da escola, pelos professores, por colegas estudantes, percebe que ali há pessoas que realmente se importam com ele, educadores que se fazem presentes em sua vida e que sentem a sua falta quando ele não vem. 
 



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