Escola da rede estadual participa da Expo Favela Minas

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo assistiram a palestras durante a participação no evento

  • ícone de compartilhamento

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo participaram da Expo Favela Innovation, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (15/9), a convite do Sebrae Minas. No maior projeto de empreendedorismo da base da pirâmide de Minas Gerais, 18 estudantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra de comunicação com o tema “Instrumento de mudança de transformações através do humor”.

A participação gerou entusiasmo nos estudantes e também na professora de história, Ellen Daiana. Para ela, os temas abordados na palestra foram muito interessantes, pois trouxeram pontos que estão em pauta em sala de aula. “Achei interessante a questão da comunicação através do humor, creio que prende a atenção dos alunos de forma diferenciada”, ressalta a professora. 

Para o professor de sociologia, José Ricardo, que também acompanhou os alunos na excursão, o momento de convivência e aprendizagem na exposição trouxe um movimento de diversidade, conscientização e cultura para os estudantes. “Principalmente para os alunos do ensino médio, em relação à questão da vivência e aprofundamento na convivência cidadã, a conscientização sobre a maneira de se viver e de se comunicar, na periferia, foi muito importante”.

As experiências para os estudantes que participaram da excursão foram diversas. A palestra "Comunicação, instrumento de mudanças e transformação através do humor", que contou com cinco palestrantes, entre eles, os humoristas Anderson Profeta e Kayete, foi a escolhida pelos alunos. Edson Oliveira, Izabela e Izadora Noelly, do 1° ano do ensino médio, destacam que a liberdade de cada palestrante, a diversidade e o humor presente nas apresentações foram os pontos mais interessantes. 

Eles reforçam que todos respeitavam as suas particularidades e diferenças. “Cada um tinha o seu jeito, a sua diferença. Eles se respeitavam, eu achei muito legal, toda a diversidade”, reforça Izabela. Para a estudante Kamilly Gisele, do 2° ano do ensino médio, a trajetória diferente de cada palestrante foi bem marcante. “Eu gostei muito. Eles falaram sobre a vida deles, da infância até hoje, vi muita coisa diferente, de pessoas diferentes e de diversos estilos”.

A Expo Favela BH 2023

A exposição, que aconteceu em Belo Horizonte pela primeira vez, nos dias 15 e 16/9, reuniu nomes importantes para diversas palestras durante toda a programação. A feira de negócios, que aconteceu na sede do Sebrae Minas, é voltada a empreendedores das comunidades, visando o intercâmbio de bons negócios. Cerca de 120 empresas e empreendedores, principalmente das comunidades, levaram seus negócios.

O evento teve mais de 25 palestras sobre temas variados e contou com cinco espaços, sendo três auditórios, o palco Sesc e a cozinha Senac.



Últimas