Escala Formativa permitirá acompanhamento das habilidades dos alunos no processo de aprendizagem

Nova ferramenta pedagógica foi apresentada em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Mecanismo será importante para avaliação das políticas públicas educacionais

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) lançou nesta terça-feira (25/10), durante seminário em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a Escala Formativa, novo instrumento pedagógico desenvolvido com base nos resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações externas aplicadas na rede durante o ano letivo.

SEE / Divulgação

A ferramenta foi criada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Para o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, a Escala Formativa é mais um importante mecanismo de avaliação das políticas públicas educacionais no estado.

“O gestor e o especialista poderão trabalhar ainda mais próximos dos alunos, acompanhar a evolução do estudante, e isso é muito importante para educação, principalmente neste momento, porque estamos no processo de recomposição da aprendizagem”, destaca.

A secretária adjunta da SEE, Geniana Faria, aponta importantes avanços conquistados pelas políticas públicas educacionais no estado, com projetos como o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Ela ainda ressalta que o lançamento da Escala Formativa representa um marco histórico para a educação do país. “Estou extremamente feliz com mais esta conquista, porque concretizamos algo que vínhamos sonhando há algum tempo. Vamos conseguir traduzir as habilidades que precisam ser trabalhadas ao longo do ano com nossos alunos e fazer o nosso papel com equidade ”, diz.

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, detalha desafios das universidades na contribuição com a educação básica brasileira. “Este seminário demonstra que o esforço do trabalho feito pelo CAEd e todos os educadores aqui presentes tem dado resultado, tem contribuído efetivamente para a transformação da educação pública do país. Fomos além do papel de formar professores. Esperamos que saia daqui de Minas esse sistema de avaliação, que sejamos exemplo. Será motivo de muito orgulho para nós”, relatou o reitor.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante,  enfatiza a importância desta ferramenta, que permitirá aos professores da rede pública estadual acompanhar o desenvolvimento das habilidades dos alunos ao longo do processo de ensino/aprendizagem.

“A Escala Formativa representa para os educadores e educadoras, uma ferramenta de análise didática e importante para a apropriação dos resultados, planejamento e realização de uma intervenção pedagógica efetiva”, afirma.

Além do seminário para apresentação da nova ferramenta, os representantes da SEE visitaram também o galpão da BR-040, onde é feito o processamento dos testes aplicados nas avaliações realizadas pelo CAEd. Eles conheceram os processos tecnológicos utilizados pelo CAEd para garantir confiabilidade e segurança em relação aos resultados alcançados pelos alunos nas avaliações. O centro é formado por uma equipe técnica de 12 pessoas e, no período em que se realizam os testes, cerca de 400 colaboradores atuam por turno.

CAEd

O Caed é um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que reúne professores, pesquisadores e colaboradores atuantes nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais. Dedica-se, principalmente, ao desenvolvimento de instrumentos e sistemas de avaliação e gestão da educação básica e programas de capacitação e desenvolvimento profissional, com objetivo contribuir para a melhoria da educação das redes públicas de ensino do Brasil. Atualmente, é referência em avaliação educacional, no processo, solução ou tecnologia desenvolvida em parcerias com estados, municípios e instituições, em prol da educação.

Por meio de uma parceria com a SEE/MG, o CAEd desenvolveu o Simave, que avalia o nível de apropriação de conhecimentos e habilidades alcançado pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, por meio do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa).



Últimas