Epamig e Emater promovem capacitação sobre fruticultura no Norte de Minas

Evento voltado para extensionistas ocorre de 21 a 23/11 no Campo Experimental da Epamig em Nova Porteirinha (MG) e terá como foco as culturas da banana, manga e limão

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG) realizam, entre os dias 21 e 23/11, uma capacitação sobre atualizações na fruticultura, voltada para extensionistas lotados no Norte de Minas. O encontro ocorrerá todos os dias a partir das 8h, no Campo Experimental de Gorutuba, da Epamig em Nova Porteirinha (MG).

Erasmo Pereira / Epamig

No total, nove palestras serão ministradas por pesquisadores da Epamig, técnicos da Emater-MG e profissionais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Dentre os temas tratados estarão a produção de fruteiras de clima temperado no semiárido mineiro, rastreabilidade e certificação, irrigação, produção in vitro, fitonematoides, Greening, além de outras pragas e doenças que atacam a fruticultura. No último dia do evento, os participantes visitarão duas propriedades rurais selecionadas pela Emater-MG, para conferirem, na prática, a aplicação de algumas tecnologias em cultivos de banana, limão e manga.

Segundo a organização do evento, os temas foram selecionados com base em um levantamento feito junto aos extensionistas no final do ano passado. “A fruticultura é uma atividade altamente tecnológica e nossos extensionistas são bem capacitados para atender às demandas, porém sentimos a necessidade de uma atualização sobre alguns temas, práticas e pesquisas recentes”, explica o coordenador técnico estadual de fruticultura da Emater-MG, e organizador do encontro, Deny Sanábio.

Dentre as palestras de pesquisadores da Epamig, está a intitulada “Estratégias de irrigação para convivência com o semiárido”, apresentada pelo pesquisador da Empresa, João Batista Ribeiro da Silva Reis. “A fruticultura é o principal segmento do Norte de Minas e, sem irrigação, não é possível plantar nessa região, por conta de baixos índices de umidade relativa do ar, chuvas mal distribuídas e temperaturas médias elevadas”, detalha João Batista. “Vou abordar alguns projetos desenvolvidos pela Epamig que têm trabalhado estratégias e técnicas efetivas e de baixo custo, para que produtores possam enfrentar as dificuldades climáticas e tenham sucesso em suas produções”, complementa.

Os pesquisadores da Epamig, Alniusa Maria de Jesus, Antônio Cláudio Ferreira da Costa, Mário Sérgio Carvalho Dias e Luciana Cardoso Londe, também vão ministrar palestras ao longo do evento.

“As expectativas são ótimas, pois a Emater-MG e a Epamig possuem uma parceria exemplar na área de fruticultura, e toda vez que há uma demanda de integração entre as duas, tudo ocorre da melhor forma possível e não será diferente desta vez”, antecipa Deny Sanábio.

“A Emater-MG está diariamente em contato com os produtores rurais e exerce o papel fundamental de levar as pesquisas e tecnologias da Epamig até eles. Eventos como esse são muito positivos e devem ocorrer com mais frequência, justamente para aproximar ainda mais pesquisadores e extensionistas”, conclui o pesquisador João Batista.

 



Últimas