Encontro reúne gestores municipais da Assistência Social para traçar melhorias em políticas públicas

Com apoio da Sedese, evento teve como foco atendimento de demandas de todas as regiões do estado, especialmente cidades de pequeno e médio porte

O Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas-MG), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), realizou, na quinta e nesta sexta-feira (6 e 7), o 7º Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social. O evento reuniu aproximadamente 400 gestores de 254 municípios, no auditório da PUC Minas, em Belo Horizonte.

Sedese / Divulgação

O objetivo do encontro foi buscar melhorias para a política da assistência social de Minas Gerais e focar no atendimento das demandas de todos os municípios, especialmente os de pequeno e médio porte, que correspondem a mais de 90% dos municípios mineiros.

A secretária Elizabeth Jucá reafirmou o compromisso com a assistência social de Minas. “Para nós, a vida acontece no município. Para construir e reconstruir políticas públicas, precisamos levar em consideração a evolução da sociedade, tanto positiva, quanto os problemas. Quem está na ponta sabe melhor dos problemas e precisamos ouvi-los para termos políticas públicas mais assertivas, respostas. Este momento faz parte dessa reconstrução. Ver esse auditório cheio demonstra que vocês estão empenhados. Estamos escutando hoje para nos fortalecermos amanhã”, disse.

O secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, também falou sobre a importância do evento. “Agradecemos o convite para dialogarmos com os gestores e gestoras municipais da assistência social. Pretendo colocar uma agenda de desafio do Suas. Estamos empenhados, com ações projetadas, bem como estratégias para a reconstrução do Suas, a partir de boas relações institucionais sólidas, para que as decisões sejam tomadas de acordo com a realidade do Suas, que é um sistema federativo republicano”.

“Estamos sempre querendo articulação ampliada com todas as esferas e atores da temática. Contamos, aqui hoje, com representantes do Suas, mas também de outros órgãos. Sabemos que defensoria e promotoria estão nos apoiando e isso facilita a inclusão de serviços nas nossas cidades. A nossa luta na reconstrução é fazer com que as políticas públicas satisfatórias sejam efetivadas. Nosso objetivo é fortalecer o Suas e vamos dar as mãos e trabalhar nessa luta. Esse é um evento participativo, no qual estamos unificados de forma democrática", disse a presidente do Cogemas, Jorgiane Sousa.

Jorge Gomes Júnior, diretor do departamento de Assistência Social, se deslocou de Alpercata só para participar do encontro, e não vê a hora de poder levar adiante o conhecimento adquirido no evento. “Foi um momento muito rico de aprendizado com as participações de referências na área e com os painéis. Agora é voltar para minha cidade e colocar tudo em prática.”

Apoio

A Subas ainda aproveitou a oportunidade do evento para oferecer suporte aos municípios com uma banca de apoio técnico, formada por representantes de todas as diretorias da Subsecretaria, a fim de sanar dúvidas dos representantes da assistência social do município.