Encontro com professores da rede estadual promove troca de experiências

Secretária de Educação esteve com protagonistas de projetos para debater aprimoramento das políticas educacionais

  • ícone de compartilhamento

A professora Josiane Ferreira, do município de Itanhomi, no Vale do Rio Doce, conta que sempre criou projetos e abraçou com muito entusiasmo os programas e iniciativas propostos em sua escola. Segundo ela, a Educação de fato mudou a sua vida. “Tenho um histórico familiar complicado, venho de uma história de adoções. Para mim, a escola sempre foi o meu lar de verdade. Lá eu sabia que ia encontrar conhecimento, alimentação, pessoas para me acolherem. Por isso, eu sempre luto pelo meu aluno e mostro que a Educação é transformadora”, diz. Josiane, atualmente, leciona língua inglesa nas escolas estaduais Carlota de Andrade e Humberto de Campos.

Crédito: Andréa Hespanha

Do Vale do Jequitinhonha, município de Araçuaí, a professora Juliana Ramalho de Oliveira utilizou materiais recicláveis para construir microscópios para as aulas práticas de ciências e biologia, na Escola Estadual do Povoado de Taquaral. “Despertamos a curiosidade dos alunos e o interesse pela disciplina, o que é muito gratificante. E, principalmente, nosso projeto não foi premiado em eventos internacionais ou nacionais, mas ele me trouxe até aqui, representando a minha escola, meus alunos, a minha região”, relata, emocionada, a professora.

O que as duas educadoras têm em comum, além de serem profissionais da rede estadual de ensino, é que elas fazem parte de um grupo de professores que se destacam por projetos ou iniciativas criativas que envolvem a comunidade escolar e que se reuniu, na terça-feira (17/9), com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria.

Esse foi o primeiro encontro do grupo, com profissionais de todos os componentes curriculares de várias regiões do estado. A reunião foi na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa. A intenção é proporcionar um momento de escuta e troca de experiência e percepções entre esses professores e a secretária Julia.

“Ninguém faz política de Educação sozinho. Precisamos conversar, ouvir quem mais entende, colher boas sugestões. Por isso, quero ouvir de vocês, que são pessoas que, em um contexto de muita diversidade, se destacam pela criatividade e envolvimento. Queremos saber o que sentem na rede, o que pode melhorar, o que os motiva a permanecer na Educação Pública. Nós trabalhamos para vocês, vocês trabalham para os alunos e o Estado vai se orgulhar do que conseguirmos construir como política para os nossos estudantes”, salienta a secretária.

João Paulo Pereira de Araújo, professor de História e diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, de Leopoldina, viajou oito horas até Belo Horizonte para participar do encontro. Ele, que atua na rede estadual desde 2008, comemora a oportunidade de dialogar diretamente com a secretária de Educação e conhecer a realidade de outros colegas de profissão de diferentes regiões.

“É um avanço a secretária ouvir quem está na ponta, quem realmente faz a Educação no Estado. É uma iniciativa incrível, que mostra para a gente que as coisas podem ser construídas de forma diferente. A criação desse ambiente de troca é muito interessante e muita coisa boa está acontecendo nas escolas. As intervenções pedagógicas, por exemplo, estão dando bons resultados, os professores têm realizado atividades mais criativas, está sendo bem interessante”, pontua.

Já para Rafael Devilson dos Santos Junior, professor do curso de Administração, na Escola Estadual Padre Menezes, em Lagoa Santa, e de Sociologia, na Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, em Vespasiano, as propostas implementadas neste ano pela SEE são bem-vindas. “A Educação tem muito o que melhorar e poder contribuir com ideias é muito importante. Pensando também como administrador, eu vejo que vamos no caminho certo quando trabalhamos com planejamento e estratégia a gestão dos recursos, especialmente em um momento de crise”, pontuou Rafael, que desenvolveu com seus alunos um projeto de empresa simulada.

Confira, neste link, a formação do grupo composto por 16 professores da rede.



Últimas