Emater recolhe quase 2 toneladas de embalagens de agrotóxicos no Sul do estado

Ação integra estratégia da empresa de promover a agricultura sustentável

Mais de 80 produtores rurais do município de São Pedro da União, no Sul de Minas Gerais, participaram do "Dia do Campo Limpo", realizado na segunda-feira (15/4) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). A ação, com o objetivo de recolher embalagens vazias de agrotóxicos, resultou na coleta de 1,6 tonelada de material, que terá destinação adequada e não representará mais risco de contaminação para produtores e famílias e nem para o meio ambiente.

"Foi um grande sucesso. Os produtores rurais atenderam nosso chamado e as embalagens terão destino correto, deixando de ser fonte potencial de contaminação de pessoas e de toda a flora e fauna no nosso município", afirmou o gerente regional de Guaxupé da Emater, Marcelo Bonfim. Ele destacou a importância das parcerias para a realização da ação, como a prefeitura municipal, a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), a Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

O engenheiro agrônomo do escritório da Emater-MG em São Pedro da União, Luiz Henrique Brigagão, afirma que o engajamento dos produtores rurais no recolhimento correto das embalagens vem aumentando. "Temos feito em média dois eventos por ano e os produtores têm sido bem presentes. É uma oportunidade de descartar de forma adequada esses materiais, eles já têm consciência de que é melhor usar os produtos e já devolver as embalagens logo que possível", argumenta.

Campo Limpo

Desde 2021, a Emater-MG participa do Sistema Campo Limpo. Os técnicos de campo organizam os eventos em diversos municípios, com a mobilização dos produtores e a orientação sobre o manuseio e descarte das embalagens de defensivos agrícolas.Esses materiais exigem um descarte especializado, pois os resíduos de produtos químicos podem prejudicar a saúde dos trabalhadores das lavouras e  famílias, além de contaminar o solo e os cursos d'água.

De acordo com o InPEV, criador do Sistema Campo Limpo, esse trabalho permite o fechamento do ciclo de vida das embalagens, destinando-as corretamente para que se tornem matérias-primas para novos produtos.

Pacto Global

Iniciativas como a adesão ao Sistema Campo Limpo são parte da estratégia da Emater de incentivar a sustentabilidade na agropecuária. A empresa é a primeira do ramo a aderir ao Pacto Global, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O acordo internacional prevê a implementação voluntária de estratégias nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. É, atualmente, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo, com mais de 21 mil participantes em 164 países.