Emater mobiliza agricultores familiares para participarem da Feira de Gastronomia na Expozebu

Empresa estadual de assistência técnica vai oferecer ainda plantão técnico, no estande do Governo de Minas, além de dia de campo sobre recuperação de pastagens

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) marca presença na realização da 88ª Expozebu, que será realizada a partir desta semana em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Para a Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, que vai reunir especialidades culinárias de todo o estado, a Emater-MG mobilizou 38 agricultores familiares.

Emater / Divulgação

A abertura da feira será na sexta-feira (28/4), às 20h. Os visitantes poderão degustar e comprar café, queijos artesanais (maturado e fresco), mel, doces diversos, cachaça, rapadura, farinha de mandioca, derivados da carne suína (pururuca, torresmo e carne na lata), carnes bovinas e de aves, geleias de frutas e quitandas. Também estarão à venda peças de artesanato das diversas regiões de Minas. A Feira de Gastronomia terá mais de 100 estandes e funcionará até o dia 3/5, no salão multiuso do Parque de Exposições Fernando Costa.

Desenvolvimento econômico

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Rezende, o evento tem como objetivos fomentar e valorizar as cadeias produtivas da gastronomia e do artesanato em Minas Gerais. "São setores estratégicos para o desenvolvimento econômico, com grande alcance social em geração de emprego e renda. Com a feira, valorizamos as tradições locais e regionais, enaltecendo a identidade do estado como incentivador da cultura e garantidor de alimentos com valor agregado e de altíssima qualidade. Além disso, são geradas novas oportunidades de negócios para os expositores e troca de saberes", afirma.

Durante a 88ª Expozebu, o Governo de Minas terá um estande, montado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). No local, técnicos da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisas Agropecuárias (Epamig) estarão à disposição do público para sanar dúvidas sobre diversos temas da produção agropecuária.

Diego Rezende informa ainda que, nos dias 3 e 4/5, na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery, a Emater-MG e diversos parceiros irão promover um Dia de Campo que abordará os seguintes temas: Recuperação de pastagens; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e programas de qualidade da carne.

Leilões

A programação da 88ª Expozebu ainda conta com 35 leilões oficializados, três shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífica. Também serão realizados um concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos e visitas a fazendas.

A maior feira de gado zebu do país e uma das maiores do mundo deve atrair a Uberaba um público superior a 400 mil pessoas. A abertura oficial está prevista para o sábado (29/4), às 10h, com a presença de diversas autoridades. A expectativa é que o evento, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), movimente mais de R$ 350 milhões em negócios. Mais de 2,2 mil animais foram inscritos para a edição 2023 da feira. São exemplares das raças Brahman, Gir Dupla Aptidão, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Nelore Pintado, Sindi, Tabapuã e Girolando. Mais notícias e a programação completa estão disponíveis neste link.