Emater-MG terá feira de agricultura e oficina de bordado nas comemorações do Dia do Patrimônio

Atividades na Praça da Liberdade terão participação de produtores de diversas regiões

imagem de destaque
A Feira da Agricultura Familiar vai funcionar das 9 às 17h, em frente ao Museu das Minas e do Metal
  • ícone de compartilhamento

Quem passar pela tradicional Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no próximo sábado (17/8), irá aproveitar muito mais do que a beleza do lugar e seus museus. Uma Feira da Agricultura Familiar será montada na praça e vai oferecer aos pedestres o que há de melhor da produção do meio rural de Minas Gerais.

A feira será organizada pela Emater-MG – vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Serão 50 barracas com produtos de diversas regiões de Minas Gerais, como doces, queijos, hortaliças, farinhas, café, carnes defumadas, frutas, mel, molhos, conservas, azeites e outros. Também haverá venda de artesanato.

A Feira da Agricultura Familiar vai funcionar das 9 às 17h, em frente ao Museu das Minas e do Metal. O trânsito será fechado para veículos.

Oficina de bordado

Outra ação desenvolvida pela Emater-MG para celebrar o Dia do Patrimônio, em Belo Horizonte, será a oficina de bordado, na quinta-feira (15/8), com a coordenadora técnica da Emater-MG Cléa Venina.  O tema será “Bordando patrimônio gastronômico de Minas: queijim mineiro, uai”. A proposta é desenvolver a habilidade e destreza em bordado, junto com a compreensão da simbologia do queijo Minas artesanal, retratado pelo trabalho com agulhas e linhas.

“Vamos ensinar alguns bordados básicos, com ponto livre. Os participantes irão aprender a bordar o queijo Minas artesanal em um pano de prato”, explica a coordenadora da Emater. A oficina, com 20 vagas, é gratuita. Ela será no Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, das 10 às 13h.

Já na sexta-feira (16/8), a Emater-MG participa de uma mesa-redonda com o tema “Tradição e Inovação - Fomento das Cozinhas Tradicionais, a Gastronomia e o Turismo Cultural”.  O evento será na Academia Mineira de Letras, das 9 às 12h, com 100 vagas disponíveis.  

As inscrições gratuitas para todas as atividades do Dia do Patrimônio devem ser feitas pelo site sympla.com.br/diadopatrimonio.



Últimas