Emater-MG instala unidade de referência de frutas de clima temperado no Sul de Minas

Evento será realizado em Alfenas e vai marcar o início do Circuito Mineiro de Fruticultura de 2023

Emater-MG / Divulgação

A instalação de uma unidade de referência e demonstração de fruticultura de clima temperado vai marcar o início da edição de 2023 do Circuito Mineiro de Fruticultura. O evento será realizado em 1/3/2023, a partir de 13h, no Sítio Ponte Funda, do produtor João Manoel Neto, em Alfenas, Sul de Minas.

O coordenador regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Alfenas, Kleso Júnior, explica que estão sendo testadas dez cultivares diferentes de frutas como ameixa, pêssego e nectarina, estas de clima temperado, mas também de algumas de clima tropical e já tradicionais na região, como goiaba e abacaxi. "Esperamos a presença, neste evento, de pelo menos 50 produtores, mas temos capacidade de receber mais interessados", conta o técnico.

As frutas de clima temperado foram plantadas em agosto de 2022 na propriedade de João Manoel Neto, a partir de mudas doadas por um produtor. A primeira colheita está prevista para dezembro, quando será possível avaliar a produtividade do pomar e a qualidade dos frutos. Kleso Júnior será um dos palestrantes da primeira etapa do Circuito Frutifica Minas deste ano. Ele vai apresentar as vantagens do uso de plantas de cobertura, nas entrelinhas das frutíferas. "Podem ser utilizadas forrageiras como crotalária e capim braquiária, além do feijão guandu. O objetivo, com essa cobertura viva, é melhorar a qualidade e a fertilidade do solo", adianta o coordenador da Emater-MG.

De acordo com o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, a produção das frutas de clima temperado é ainda é reduzida no Estado, e não é suficiente para abastecer o mercado mineiro. "Essas frutas de caroço, como ameixa, pêssego e nectarina, têm grande aceitação entre os consumidores. São saborosas se consumidas in natura, e ainda servem para a produção de doces, o que favorece a agregação de valor para os produtores, com maior aproveitamento das safras", avalia.

Informações técnicas

O objetivo do Circuito Frutifica Minas é estimular o setor no estado, ao oferecer informações técnicas e conjunturais aos produtores rurais mineiros no segmento da fruticultura. Os locais dos eventos são estrategicamente escolhidos, de acordo com o potencial de cada região. O Frutifica Minas oferece palestras e debates com renomados pesquisadores, técnicos e extensionistas agropecuários na área de fruticultura, com a finalidade de integrar e atualizar os produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área.

Além da difusão de tecnologias para melhorar a quantidade e qualidade das frutas produzidas, as informações transmitidas aos produtores e interessados na atividade procuram enfatizar a redução de custos de produção, com consequente aumento de renda da fruticultura, bem como as diversas formas de inserir os produtos no mercado, com venda direta, para mercados institucionais (como as escolas públicas), ou para as agroindústrias de sucos e doces.

Desde o primeiro ano de realização do circuito, em 2010, foram promovidos 116 eventos (etapas), com 12.738 participantes, incluindo os produtores dos locais onde são realizados os eventos e caravanas de outros municípios, num total de 498 municípios atingidos. "O circuito é considerado o maior evento da fruticultura mineira", afirma Deny Sanábio.

O Frutifica Minas é coordenado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Confira a programação completa do evento em Alfenas neste link.