Emater-MG faz entrega de equipamentos para prefeituras mineiras

Foram doados tanques de resfriamento de leite, motocicletas e kits de feira livre

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) entregou, nesta segunda-feira (3/7), para 22 prefeituras mineiras, tanques de resfriamento de leite, motocicletas e kits de feira livre. O evento aconteceu, na sede da empresa, em Belo Horizonte. Os equipamentos serão usados para o aprimoramento das atividades agropecuárias dos municípios beneficiados.

Alexandre Soares / Emater-MG

As aquisições fazem parte de um investimento de R$ 898 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar. O evento contou com a presença do chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Gustavo Braga, do secretário de Estado de Agricultura, Thales Almeida, do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, do superintendente de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais do Ministério da Agricultura, Everton Ferreira, além de prefeitos, vereadores e secretários de agricultura municipais.

No total, foram entregues 12 motocicletas, 18 kits feira livre e 26 tanques de resfriamento de leite. Os kits feira são compostos por dez barracas e dez jalecos, usados para padronizar e organizar as feiras, importantes canais de comercialização para o agricultor familiar. As feiras são empreendimentos que valorizam a identidade regional, geram trabalho, ocupação, renda e receitas que dinamizam a economia dos pequenos municípios.

Já as motocicletas vão ser utilizadas em um programa de inseminação artificial para melhoria genética do rebanho e em ações de patrulhamento rural. “Hoje, estão no centro das discussões globais a produção de alimentos para atender à crescente demanda da população e a questão da sustentabilidade ambiental. A Emater-MG trabalha no setor agropecuário e sabe da importância dessas duas pautas como uma prioridade mundial. Temos a responsabilidade de atuar em prol do desenvolvimento sustentável, fortalecendo a produção agropecuária, o que conseguimos fomentar por meio dessas parcerias que hoje se concretizam aqui”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Os 22 municípios beneficiados com os equipamentos são Almenara, Araporã, Ataléia, Braúnas, Buritis, Campina Verde, Capitão Enéas, Dores de Campos, Esmeraldas, Entre Rios de Minas, Guaraciama, Jequitinhonha, José Gonçalves de Minas, Lagoa dos Patos, Mantena, Monte Formoso, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Santo Antônio do Jacinto, São João do Paraíso, São Romão e União de Minas.

“Nós estamos no caminho certo por valorizar a agricultura familiar. Temos que apoiar o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Nordeste de Minas. Esses equipamentos vão ajudar muito os produtores, mas nada disso teria um resultado tão expressivo se não houvesse o trabalho de extensão rural. Aqui, em Minas Gerais, esse trabalho é feito com excelência pela Emater-MG, a melhor empresa de assistência técnica do Brasil”, destacou o secretário estadual de Agricultura, Thales Fernandes.