Emater-MG estimula a implantação de pomares na região de Itabira

Vocação turística do município cria oportunidades para que agricultores forneçam frutas para hotelaria e comércio local

Emater-MG / Divulgação

Itabira, conhecida por ser a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, também é chamada de Cidade do Ferro, pois lá, em 1942, foi criada a Companhia Vale do Rio Doce, para a exploração das minas de minério da região. Além disso, integra um dos caminhos da Estrada Real. Com tanta notoriedade, o município e arredores abrigam diversos hotéis e pousadas, para receber tanto quem viaja a trabalho como os turistas em busca das paisagens descritas por Drummond em algumas de suas obras.

Esse potencial turístico representa boas oportunidades de negócios para agricultores locais, que podem escoar parte da produção para os estabelecimentos comerciais da própria região. Com esse mote, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está incentivando a implantação de pomares nas propriedades rurais, tanto como atividade principal, como para enriquecer a alimentação e complementar a renda das famílias.

O município foi sede de uma das etapas do Circuito FrutificaMinas, no início de outubro, com as palestras Potencialidades e Desafios para o Desenvolvimento da Fruticultura (proferida pelo coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio) e Implantação e Manutenção de Pomar Doméstico (com o coordenador da Unidade Regional de Guanhães, Gleidson de Souza). Na atividade de campo, conduzida ainda com a participação do extensionista agropecuário Fagner Santos, foram demonstrados os tratos culturais para as culturas da banana, goiaba e uva.

Gleidson explica que a região de Itabira apresenta clima tropical de altitude, com temperatura anual média de 20ºC, com mínima de 14° e máxima de 26°. "Nessas condições, o clima é mais indicado para culturas de clima subtropical, como abacate, caqui, goiaba, laranja, limão, tangerina. Todavia, culturas como a acerola, banana, maracujá e outras, com os devidos cuidados de manejo, também se adaptam bem ao clima", afirma o engenheiro agrônomo.

Os participantes do evento puderam conhecer também a experiência de sucesso do produtor Helvécio Teles Teixeira, que possui pouco mais de meio hectare (cerca de 6 mil metros quadrados), plantados com uvas Syrah e Sauvignon Blanc, apropriadas para a produção de vinhos finos. A propriedade fica em Bom Jesus do Amparo, a cerca de 30 quilômetros de Itabira. Com o êxito na produção de uvas, Helvécio, que é médico gastroenterologista, montou a vinícola Terra Rubra. O nome é uma alusão ao tom avermelhado do solo da região, rica em minério de ferro.

O coordenador regional da Emater-MG alerta que as fruteiras necessitam de tratos culturais rotineiros para o controle de pragas como as formigas cortadeiras, cochonilhas, pulgões e brocas do tronco e ramos, aos quais o produtor deve sempre estar atento para que não causem danos severos.

"De modo similar, o cuidado com doenças também deve ocorrer no início dos sintomas. Para o controle de pragas e doenças, é recomendado o uso de caldas alternativas, como a calda sulfocálcica, a calda bordalesa, extrato de nim e outras, conforme o que se deseja controlar. Ao longo do ano, é recomendado realizar capinas de modo a manter as frutíferas livres da competição as plantas espontâneas (mato) por água, nutrientes e luz", orienta Gleidson de Souza. Ele recomenda ainda a adoção de cuidados extras com a condução e amarração de ramos, escoramento de ramos e plantas, e ensacamento de frutos, para proteger contra ataque de insetos.

Durante a primavera e o verão, aproveitando o período chuvoso, é recomendado realizar as adubações de produção, espaçadas em torno de 60 dias uma das outras, utilizando adubos orgânicos e/ou fertilizantes químicos. Já as colheitas dos frutos devem ser feitas quando os mesmos estiverem na condição de maturação adequada, conforme a espécie, para aproveitar o melhor do sabor e textura característicos. E quando a produção for excedente, os frutos podem ser utilizados na preparação de polpas para suco, doces ou geleias.

No caso de um pomar doméstico, com poucas plantas, para atender principalmente o consumo da família, não é preciso dispor de muito espaço. Mas o engenheiro agrônomo Gleidson sugere optar por uma diversidade de plantas que forneçam alimento o ano inteiro e com variedade suficiente.

É interessante contar com pelo menos 220 metros quadrados, nos quais podem ser cultivados uma mangueira, uma jabuticabeira, uma aceroleira, uma goiabeira, duas laranjeiras, um limoeiro e uma tangerineira. A necessidade de espaço varia conforme a espécie, sendo que plantas de menor porte são cultivadas em espaçamentos mais próximos e para plantas de grande porte os espaçamentos são mais largos", explica o coordenador regional.

A Emater-MG mantém em seu site na Internet (www.emater.mg.gov.br) a cartilha "Pomar Doméstico", disponível no banner "Livraria Virtual", que traz um quadro informando os espaçamentos adequados para cada espécie de frutífera, além de orientações de cultivo.