Emater-MG e ALMG realizam Feira da Agricultura Familiar especial pelo Dia Mundial do Leite

Emater-MG / Divulgação

Nesta quinta-feira (1/6), a Feira da Agricultura Familiar em Belo Horizonte será especial. Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, o evento receberá mais barracas com produtos derivados do leite. O evento começa às 9h e vai até às 17h no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A entrada é gratuita. A iniciativa é uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a ALMG.

Serão 20 barracas com derivados de leite, como doce de leite, muçarela, iogurte, Queijo Minas Artesanal e diversos outros tipos de queijos. Eduardo e Beatriz Pulier vão participar da feira. Eles são de Ouro Preto, região Central de Minas, onde produzem o Queijo Inconfidentes e contam com a orientação técnica da Emater-MG. A queijaria do casal possui o Selo Arte, que é concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e permite a venda de produtos alimentícios artesanais para outros estados.

Eduardo Pulier está otimista com a participação no evento e destaca a importância do Dia Mundial do Leite. “É uma data para se valorizar este sagrado produto, que tem alimentado a humanidade por milhares de anos. Além disso, é também uma data para se lembrar e valorizar os produtores dessa difícil atividade’’, pontuou.

A coordenadora técnica da unidade regional da Emater-MG, em Belo Horizonte, Cinthya Leite, comentou sobre a realização desta edição especial da feira. “Decidimos fazer basicamente duas feiras, uma sendo a já conhecida com 25 barracas e a outra sendo 20 barracas apenas dedicadas a produtos derivados do leite. A expectativa é de que muitas pessoas visitem nossa feira. Este é um momento importante também para os produtores comercializarem e divulgarem seus produtos”.

Como destacou Cinthya Leite, a Feira da Agricultura Familiar em Belo Horizonte também oferecerá aos participantes alimentos variados de produtores de 26 municípios. Todos orientados pela Emater-MG. A programação da feira conta, ainda, com a apresentação musical do cantor Adriano Fernandes. A próxima edição da feira acontece no dia 7/7.

Feira da Agricultura Familiar – Edição Especial do Dia Mundial do Leite

Data: 1/6/2023 (quinta-feira)

Horário: 9h às 17h

Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte (MG)