Emater entrega veículos e equipamentos para melhoria do atendimento a produtores

Ao todo, foram investidos R$  24,6 milhões em estrutura, logística e modernização tecnológica para atendimento no campo

A Empresa da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) entregou, nesta quarta-feira (1/3), em Belo Horizonte, diversos veículos, smartphones e notebooks que serão usados para o aprimoramento de suas atividades em todas as regiões do estado. As aquisições fazem parte de um investimento de R$ 24,6 milhões na melhoria da estrutura, logística e na modernização tecnológica. Os recursos são provenientes da arrecadação da própria empresa no ano passado.

Emater / Divulgação

“Estamos iniciando as comemorações de 75 anos da Emater. Temos grandes desafios e entregas para celebrar durante todo este ano. É muito importante renovar nossa frota. Também destaco os kits de modernização. Todo o extensionista vai ter um smartphone, um tablet e um notebook, dando condições para estarmos cada dia mais atualizados, modernos e contemporâneos para atender às demandas dos produtores rurais e gerar melhores resultados”, afirmou o presidente da empresa, Otávio Maia.

Foram entregues 149 veículos hatch, seis veículos sedan, duas caminhonetes e um caminhão-baú. Além disso, a Emater-MG vai distribuir 1,5 mil smartphones para melhorar a comunicação dos técnicos de campo, 800 telefones fixos para uso nos escritórios locais e mais de mil notebooks.

Secretário-geral do Governo de Minas Gerais, Marcel Beghini destacou o trabalho da Emater-MG, que prestou mais de 2 milhões de atendimentos em 2022. “É muito simbólico começar o ano de 2023, quando a empresa faz 75 anos, com entrega desta magnitude. É a instituição do Estado que tem mais capilaridade, que conversa com as pessoas, que está no dia a dia do município e faz uma diferença tremenda na qualidade de vida dos mineiros”.

Emater / Divulgação

Já o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, ressaltou que os investimentos têm foco nos interesses dos agricultores mineiros. “Essas entregas vão beneficiar diretamente, lá na ponta, o produtor rural, com a melhor qualidade dos serviços oferecidos pela Emater-MG. Sem dúvidas, a assistência técnica tem um papel fundamental para a agropecuária estadual. Isso é desenvolvimento, emprego e renda para Minas Gerais”, afirmou.

O evento realizado no auditório da empresa também contou com a presença de parlamentares, prefeitos, representantes de instituições ligadas à agropecuária, produtores rurais e técnicos da empresa mineira.

Sementes de feijão

Durante a solenidade, também foi feita a entrega simbólica de sementes de feijão a produtores rurais da Região Metropolitana. A doação faz parte de  ação de melhoria da segurança alimentar no campo. Em janeiro de 2023, a Emater-MG deu início à entrega de 50,9 mil sacos de sementes (cada um com 10 quilos) para produtores rurais de todo o estado.

As sementes foram adquiridas por licitação em 2022, com recursos de emenda parlamentar aprovados pela bancada mineira da Câmara dos Deputados, e repassados para a Emater-MG por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foram mais de 540 municípios beneficiados, com indicação feita pelos deputados federais. A distribuição das sementes está sendo realizada em parceria entre os extensionistas da Emater-MG e as prefeituras, para que sementes cheguem a tempo e em boas condições para os produtores rurais. Foram selecionados agricultores atendidos pela Emater-MG e que passam por alguma situação de insegurança alimentar.

Cada saco com dez quilos de sementes podem produzir 600 quilos ou mais de feijão. Além de ser utilizado para consumo das famílias produtoras, elas também poderão se beneficiar com a venda do excedente. Outra opção é guardar parte do feijão produzido para o plantio de outras safras.

Das 32 regionais da Emater-MG, a maioria já recebeu as sementes para distribuição aos produtores. Nos próximos dias, as doações em municípios das regionais de Cataguases, Muriaé e Manhuaçu encerram a etapa das entregas.

“Iniciamos a entrega pelas regiões do Semiárido e Norte de Minas, onde as chuvas terminam mais cedo. E estamos concluindo as entregas na Zona da Mata. Estamos dentro da janela agronômica para o plantio do feijão da segunda safra, também chamado de feijão da seca, que vai até meados de março”, explicou o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini.

Feira

A Emater-MG também fez a entrega simbólica de kits de feira livre que beneficiarão os municípios de Cristiano Otoni, Crucilândia, Igarapé, Itaverava, Nova Lima, Queluzito, Rio Manso, Sarzedo e Taquaraçu de Minas. No ano de 2022, foram entregues 208 kits feira compostos por dez barracas e dez jalecos que atenderam diversos municípios mineiros.

Também foi feita a entrega simbólica de motocicletas que compõem o kit de inseminação artificial. No ano passado, foram entregues 44 motocicletas que atenderam diversos municípios mineiros dentro do Programa Mais Genética. O programa é executado em parceria com parlamentares e tem o objetivo de melhorar o rebanho bovino do estado.