Em seis meses, Prodemge reduz custos e promove transformação digital do Estado

Medidas geram economia de R$ 70 milhões por ano e abrem caminho para desenvolvimento de novas soluções tecnológicas

O trabalho realizado pela atual gestão da Prodemge nos seus primeiros seis meses, já apresenta resultados concretos para órgãos e entidades do Governo de Minas Gerais. No último mês, foi determinada uma redução de 8% nos preços praticados para a maioria dos serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contratados pela administração pública estadual.

A medida é resultado dos esforços implantados pela empresa, desde o início do ano para reduzir ao máximo seus custos e reestabelecer o equilíbrio financeiro da companhia, que vão gerar uma economia de cerca de R$ 70 milhões por ano. A Prodemge efetivou medidas como a redução do quadro de empregados em regime de recrutamento amplo, a redução de contratos de terceirização de mão-de-obra, a renegociação de contratos com fornecedores, e a diminuição do número de diretorias e cargos da sua estrutura funcional.

Além desta medida, a companhia concederá, até o final do ano, um desconto de 5% sobre os serviços cujos preços foram reduzidos, para os clientes que estiverem adimplentes com seus contratos. Como a Prodemge não aplica o reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) na sua base de cálculos há dois anos, a economia sentida pelos clientes chega a quase 24%.

“A grave crise financeira em que se encontra o Estado é de conhecimento e sentida por todos. O governo está trabalhando para enfrentá-la e a Prodemge, como integrante de sua estrutura, fez seu dever de casa nesse semestre”, afirma o diretor-presidente da empresa, Rodrigo Paiva.

Transformação digital

O outro foco de atuação da Prodemge, no primeiro semestre de gestão, foi a transformação digital do Estado. Por meio do programa MG Digital, a empresa está trabalhando para garantir a eficiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas que suportem os serviços governamentais, promovam sua digitalização e propiciem a desburocratização e o desenvolvimento econômico.

Um dos projetos do MG Digital é a plataforma de APIs, que são conjuntos de funções e procedimentos que permitem a criação de aplicativos que acessam recursos ou dados de um sistema, aplicação ou serviço. A ideia é que a plataforma seja o elo entre a sociedade e os dados do Estado. Para isso, a Prodemge estabeleceu parcerias com entidades públicas e privadas, objetivando alinhar as necessidades de todos os atores envolvidos no processo. O resultado deste trabalho será apresentado nos próximos meses, quando está previsto o lançamento das primeiras APIs.

O cidadão mineiro também já percebe na palma da sua mão o esforço da Prodemge em facilitar o acesso aos serviços do Estado. O MG App implementou uma nova interface para melhorar a experiência do usuário com o aplicativo e aumentou a oferta de serviços. Até o final do ano, a evolução continua, com o lançamento de novas funcionalidades, envolvendo a certificação digital, um portal de assinaturas, processos digitais, além de uma versão do MG App destinada a facilitar a atração de investimentos e a realização de negócios.

“Nosso objetivo é tornar a Prodemge cada vez mais uma empresa focada em inteligência e parcerias estratégicas, colaborando para que secretarias e entidades do governo possam utilizar a TIC como ferramenta de superação da crise e incremento da transformação digital do Estado”, conclui Rodrigo Paiva.