Em Barbacena, Zema acompanha distribuição de seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19

Regional de Saúde recebeu 170,5 mil unidades e inicia distribuição aos municípios da região Campos das Vertentes; ao todo, Estado adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas

imagem de destaque
Governo também adquiriu câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema vistoriou e acompanhou, nesta sexta-feira (15/1), em Barbacena, região Campos das Vertentes, o recebimento e o início da distribuição dos primeiros lotes de seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19 na região.

Foram encaminhadas para a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena 170,5 mil seringas agulhadas para distribuir aos 31 municípios de sua jurisdição, que abrange 500 mil pessoas (confira a tabela de distribuição).

Ao todo, o Governo de Minas adquiriu, de forma antecipada, 50 milhões de seringas agulhadas. Deste total, 21 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede Frios da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que já iniciou a distribuição por todo o estado por meio das superintendências e regionais de Saúde. Até o momento, cerca de 7 milhões de seringas já foram enviadas a 21 das 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais. E, até a próxima segunda-feira (18/1), todas as regionais já devem receber esses materiais.


Planejamento

Durante coletiva de imprensa, o governador explicou que o Governo de Minas conduzirá o processo de vacinação contra a covid da mesma forma como conduziu a compra e a distribuição dos respiradores no início da pandemia.

“Um exemplo é o planejamento para compra das seringas, que começou há quatro meses. O mineiro receberá a vacina com agilidade. Já estruturamos toda a distribuição para que a vacina chegue a todas as regiões do estado de forma ágil, assim que o Ministério da Saúde liberar o imunizante”, afirmou.

Além das seringas, o Governo de Minas também adquiriu 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas. A estratégia começou a ser elaborada em setembro do ano passado, por meio do Plano de Contingenciamento para Vacinação contra a Covid-19. As ações da atual gestão estadual asseguraram a compra dos insumos e materiais para garantir mais agilidade na aplicação das vacinas na população mineira.

Benefícios

Durante sua passagem por Barbacena, Zema também se reuniu com diversos prefeitos da região para apresentar projetos e iniciativas desenvolvidos por sua gestão em todo o estado. Além das demandas locais, o governador também escutou dos prefeitos eleitos e reeleitos que inúmeras mudanças promovidas nos últimos dois anos resultaram em benefícios para o Campo das Vertentes.

O último compromisso do governador foi em Correia de Almeida, distrito de Barbacena. A região foi fortemente atingida pelas chuvas das últimas semanas. Romeu Zema conversou com as famílias afetadas e atendidas pela Defesa Civil de Minas Gerais e conheceu um centro de doações.

Resultados

Graças às ações de prevenção e combate à covid-19, Minas segue como o estado brasileiro com a menor taxa de mortalidade da doença por milhão de habitantes. Desde o início da pandemia, uma série de medidas foi tomada com antecedência, como ampliação de leitos de UTI (de 2.072 em fevereiro para cerca de 3.900 atualmente), distribuição de 1.047 respiradores aos municípios e investimento de R$ 2,2 bilhões no combate à doença.

Alerta

O Governo de Minas também continua orientando a população mineira em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da covid-19, em atenção ao aumento dos índices de transmissão da doença. A recomendação é sempre usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização constante das mãos.



Últimas