Educadores da rede estadual participam de formação do Programa Gestão pela Aprendizagem

Capacitação é direcionada a diretores e especialistas das escolas das 17 Superintendências Regionais de Ensino que desenvolverão as iniciativas no ensino fundamental

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) acaba de iniciar a série de formações de diretores e especialistas das 258 escolas que desenvolverão ações e iniciativas específicas do Programa Gestão pela Aprendizagem no ensino fundamental.

Os treinamentos nesta etapa da educação básica são realizados em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), criadora da metodologia Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE Avançada), que norteia o programa, e prevê o direcionamento de esforços e recursos da escola em metas e ações para melhorias de seus resultados e processos.

Crédito: Divulgação/SEE

A capacitação, nesta semana, envolve gestores escolares das unidades das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Curvelo, Barbacena, Metropolitana A, Ouro Preto, além de Sete Lagoas, com realização nas respectivas sedes. Entre os dias 29 e 31 de outubro, será a vez das formações nas SREs Metropolitana C, Uberlândia e Conselheiro Lafaiete.

A partir de novembro, o cronograma de treinamentos compreenderá as SREs Metropolitana B, Ubá, Poços de Caldas, Pará de Minas, Divinópolis, São João del-Rei, Juiz de Fora e Pouso Alegre.

Encontro de formação

Na SRE Metropolitana A, 31 escolas participam da iniciativa. Nessa segunda-feira (21/10), diretores e especialistas de cada unidade escolar tiveram a oportunidade de aprender sobre metodologias de gestão e organização. Entre as atividades, foram realizados estudos de caso, apresentação, caderno de exercícios e trabalhos em grupo.

O diretor da Escola Estadual Afonso Pena, Orlando Almeida, já tinha ouvido falar nas metodologias ensinadas na formação e está otimista com a novidade. “Esse programa é muito importante para nós, gestores. Acho que é uma mudança grande para o Estado e os resultados vão aparecer. Então essa capacitação facilita muito e esse apoio da Secretaria de Educação junto com a FDG vai alavancar os índices da nossa escola”, disse.

A analista educacional Fernanda Amaral é coordenadora da Gide Avançada na SRE Metropolitana A e acredita que as formações são essenciais para que o programa seja efetivo nas escolas.

“É uma metodologia que leva os gestores a fazerem o diagnóstico de suas realidades, de seus problemas e desafios. Pensar em soluções viáveis com os recursos que eles têm, além do estabelecimento de metas executáveis e de prazos a serem cumpridos. Além disso, há também a implementação do programa 5S, que busca um melhor ambiente escolar para profissionais e estudantes”, explicou Fernanda.

A coordenadora de projetos da FDG, Carolina Mendes, observa que a formação está apenas no início e que, em 2020, ainda haverá muitos encontros entre monitores da instituição e gestores escolares, inclusive dentro da própria escola.

“As primeiras capacitações serão com foco no diagnóstico que os gestores precisam fazer e no que precisa ser realizado. A partir do próximo ano, serão diversos encontros presenciais para orientar e fortalecer ainda mais a implementação do programa”, destacou Carolina.

Para saber mais sobre a ampliação do programa Gestão pela Aprendizagem para o ensino fundamental, clique aqui



Últimas