Educação promove segunda formação presencial em protagonismo juvenil

Alunos do Ensino Médio em Tempo Integral de escolas estaduais de BH participaram desta nova etapa de preparação

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Ronerson Pinheiro (mais fotos: clique aqui)

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), realizou a 2ª Formação Presencial em Protagonismo com alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em Belo Horizonte.

A ação foi realizada na Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Estadual Central, e contou com a participação de estudantes de várias unidades de ensino da capital que oferecem o EMTI: E.E. Coração Eucarístico, E.E. Alaíde Lisboa de Oliveira, E.E. Cândido Portinari, E.E. Professora Nair de Oliveira Santana, E.E. Maria Luiza Miranda Bastos e E.E. Professor Hilton Rocha. 

A formação foi conduzida por jovens voluntários vindos da Escola da Escolha, modelo de educação integral idealizado pelo ICE. A partir de parceria de cooperação técnica, são levadas aos estudantes a tecnologia educacional, a metodologia pedagógica e a de gestão das atividades integradoras, que são parte do currículo das escolas de ensino médio integral.

Multiplicadores

Formar jovens preparados para uma vida de protagonismo e autonomia é o objetivo desta iniciativa, que ocorre desde 2019. A ideia é que os estudantes possam ser multiplicadores em suas escolas das ações de autonomia juvenil e lideranças na criação de clubes de protagonismo. O curso tem o objetivo de ampliar as referências sobre valores e ideias dos estudantes, apoiando no enfrentamento de desafios no mundo contemporâneo por meio de práticas educativas e vivências em protagonismo.

“A proposta é formar jovens mineiros para representar nossas escolas na premissa do protagonismo. É importante manter a essência na relação de jovem para jovem. O objetivo é fortalecer o princípio educativo do protagonismo, oportunizando aos estudantes o exercício de situações reais e o desenvolvimento autêntico para que sejam capazes de atuar como fontes de solução e se sentirem parte de uma sociedade que requer a presença de pessoas proativas”, relata a coordenadora do EMTI na SEE, Cláudia Lobo.

Educação de qualidade

No caminho de uma formação mais completa, um dos objetivos do Ensino Médio em Tempo Integral é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. 

“A educação integral, além de um maior tempo do jovem na escola, é pautada na formação humana e na excelência acadêmica. Esse modelo de educação propicia um maior contato dos alunos com o mercado de trabalho por meio dos itinerários formativos, como disciplinas integradoras, questões tecnológicas e práticas comunicativas, fazendo com que o aluno se acerque e viva experiências práticas”, destaca a professora e coordenadora do EMTI na E.E. Governador Milton Campos, Nívea Galvão, unidade que também disponibiliza a modalidade de ensino.

Protagonismo e autonomia

Uma das participantes da formação e aluna do 1º ano do EMTI da EE Professor Hilton Rocha, Nathalia Victoria comenta a experiência de se formar uma jovem protagonista. “Agora que aprendi o que é ser uma jovem protagonista, estou gostando, porque a escola teve confiança em mim, acreditando no meu potencial. E, agora, tenho mais responsabilidade porque estou ensinando novas pessoas”, ressalta.

Euclides Vieira, Jovem Protagonista Formador e voluntário do ICE na formação, explica como a relação do Projeto de Vida se dá com o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

“Hoje, sou fruto das oportunidades que tive e das escolhas que fiz. Esse modelo de escola coloca o estudante no centro das suas atividades, e quando se tem questões a resolver, somos nós - estudantes - que partimos com a solução, desenvolvendo uma responsabilidade tanto social quanto pessoal, que nos liga diretamente com o nosso projeto de vida”, afirma. 

O treinamento foi realizado nos dias 21 e 22/9.

EMTI

O Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) é uma das iniciativas educacionais que ganharam mais destaque na rede estadual de ensino nos últimos anos em Minas Gerais.  A modalidade possibilita aos estudantes uma formação mais completa, baseada em uma proposta pedagógica integrada.

A Secretaria de Estado de Educação vem promovendo a maior expansão da modalidade na história da rede. Neste ano, foram 210 novas escolas que receberam o EMTI. Atualmente, 592 escolas estaduais oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral. Dessas, 152 disponibilizam a modalidade EMTI Profissional, com 17 cursos técnicos diferentes, como Açúcar e Álcool, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas e Agropecuária.

 


*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



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