Educação promove primeiro aulão do Enem na RMBH em 2019

Aulas coletivas acontecem no próximo sábado (18/5). Inscrições são limitadas a 400 vagas 

imagem de destaque
Inscrições para alunos interessados podem ser realizadas até o dia 17 de maio
  • ícone de compartilhamento

Com objetivo de reforçar a preparação dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual para as provas do Enem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) promove, no próximo sábado (18/5), o primeiro aulão do ano. Participarão da ação as escolas vinculadas às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C.

A ação é realizada em parceria com o Centro Universitário Una, que cedeu seus profissionais e o campus Barro Preto, e com o Chromos Preparatório, que também vai disponibilizar professores para as aulas. Dentro do conteúdo a ser repassado neste primeiro aulão estão “Orientações Gerais sobre o Enem”, “Financiamento, Pro-Uni, Fies e Sisu”, “Dicas de Redação” e “Ciências Naturais nas Especificidades da Física”. 

As aulas acontecem das 8h às 12h30 e as inscrições, que se limitam a 400 alunos, podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla até o dia 17 de maio (sexta-feira). “É importante que somente se inscrevam aqueles alunos que realmente poderão comparecer para não retirar de outro colega a chance de participar do aulão”, orienta a analista educacional da Diretoria de Ensino Médio da SEE, Gizele Rodrigues. 

Esse é o primeiro dos quatro aulões que acontecerão no decorrer do ano. Cada um deles tem conteúdos independentes, embora todos sejam ligados a temas importantes abordados no Enem. Os alunos inscritos participam de todas as aulas, pois são distribuídos em salas pelas quais todos os professores passam. O estudante deve apresentar o comprovante de inscrição impresso para que a equipe da SEE e dos parceiros envolvidos possam registrar as presenças.

Juiz de Fora e Uberlândia

As atividades de preparação para o Enem são incentivadas pela SEE em todas as escolas estaduais, por meio da atuação das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e várias estimulam seus estudantes a reforçarem os estudos para fazer o exame.

Uma delas é a Escola Estadual Presidente João Pinheiro, em Santos Dumont, vinculada à SRE Juiz de Fora, que, só neste ano, já promoveu três aulões e o  próximo está marcado também para 18 de maio. As aulas coletivas são realizadas pelos professores da instituição e do curso preparatório Fato, parceiro da escola que oferece gratuitamente um aulão por mês e dois simulados por ano. 

Além disso, como explica a diretora Sheila Piotto Couto Silveira, há outras iniciativas para estimular os alunos a estudarem para o Enem. “Fazemos uma vez por mês a ‘Prova do Livro’, em que os professores usam clássicos literários para elaborar as perguntas relativas às suas disciplinas. As obras utilizadas são, principalmente, aquelas cobrados no Enem e no Pisme, que é o vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora”, explica Sheila. 

Durante a época de inscrições do Enem e do Pisme, o grêmio estudantil da escola passa de sala em sala para mobilizar os alunos e a direção faz os encaminhamentos para a isenção de pagamento de taxa e posterior inscrição. 

As ações são oferecidas às 27 turmas de ensino médio regular e Educação para Jovens e Adultos (EJA), totalizando 868 alunos nos três turnos da escola. “Nosso índice de aprovação no Enem e nos vestibulares é de 70%, o que é um ótimo resultado. Há quatro anos desenvolvemos as atividades de preparação para as provas do Prisme e do Enem”, informa a diretora.

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Escola Estadual Messias Pedreiro  também já tem o próximo aulão do Enem marcado: no dia 25 de maio os cerca de dois mil alunos da instituição, que oferece apenas o ensino médio, estão convidados para a aula coletiva de matemática. No dia 29 de junho, haverá aulão de física, biologia e química.

Ao longo do ano, faz parte da rotina da escola oferecer aulas de reforço no contra turno ou em horários extras para os alunos que vão realizar as provas do exame. “Essas aulas são principalmente nas áreas de português, matemática, química, física e biologia. Também temos parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que disponibiliza bolsistas para atuarem como treinadores dos alunos para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Física, Química e Astronomia, o que também ajuda muito na preparação para o Enem”, explica a diretora Miriam Antônia dos Santos. 

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 estão abertas e terminam no dia 17 de maio. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, se for o caso, termina no dia 23 de maio. As provas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e Redação serão aplicadas no dia 3 de novembro. Já os testes de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias” serão realizadas no dia 10 de novembro. O gabarito será divulgado no dia 13 de novembro e a previsão é de que, a partir de janeiro de 2020, saia o resultado. 



Últimas