Educação e PM articulam ações com foco na prevenção da violência

Novas ações vão reforçar as iniciativas já existentes e auxiliar na elaboração de procedimentos comuns entre os dois órgãos

Crédito: Geanine Nogueira

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estão intensificando as ações conjuntas de prevenção da violência no ambiente escolar. A ideia é elaborar procedimentos comuns entre os dois órgãos a partir de uma parceria efetiva.

O assunto foi discutido na sexta-feira (2/8,) durante o “Encontro de Superintendentes Regionais de Ensino”. Os chefes das Seções de Apoio ao Emprego Operacional da PMMG de todo o estado participaram da reunião, que foi transmitida online para os profissionais que atuam no policiamento escolar e para os pontos focais das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que trabalharão diretamente com a temática.

A importância da aproximação entre os dois órgãos no fortalecimento da cultura de paz nas escolas foi destacada pelo secretário de Estado Adjunto de Educação, Edelves Rosa Luna. “A relação de proximidade pessoal estabelecida aqui, hoje, vai dar grande desenvoltura às ações práticas na ponta, com capilaridade em todo o estado”, afirmou.

Durante a reunião, o coronel da PMMG, Alexandre Magno de Oliveira, que apresentou os objetivos e dados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Patrulha Escolar, também pontuou a importância da parceria. “A Policia Militar está enraizada nos 853 municípios, assim como a Secretaria de Educação. Trabalharmos em conjunto é imprescindível para ter cada vez mais uma cultura de paz dentro das escolas”, disse.

Patrulha escolar e Proerd

A Patrulha Escolar tem como objetivo realizar o patrulhamento nas proximidades das escolas, visitas e contato com pais, professores e diretores, além de apoio em ocorrências. Já o Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família, e visa ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões e ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

De acordo com o coronel Alexandre, uma das ações práticas da parceria com a Secretaria de Educação será a ampliação das duas iniciativas. “O nosso desejo é ampliar esse tipo de prestação de serviço para fortalecer ainda mais a sensação de segurança na comunidade escolar”, concluiu.

Convivência Democrática

Durante a reunião, também foram discutidas as ações que serão realizadas dentro do Programa de Convivência Democrática, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência no ambiente escolar e o aperfeiçoamento do Sistema de Registro de Situações de Violência. Além disso, serão criadas cartilhas que irão trazer diretrizes, orientações e protocolos a serem seguidos pelas escolas e superintendências em casos de violência no ambiente escolar.