E-book “Contos de Minas” pode ser conferido no Portal Minas Gerais

Álbum digital apresenta fotografias e textos de turistas que visitaram o estado em 2020

Que Minas Gerais possui destinos e atrativos de tirar o fôlego, isso todos já sabem: natureza, aventura, patrimônio cultural, a famosa cozinha mineira e milhares de opções que agradam aos mais diversos gostos. Descobrir essas maravilhas pelas lentes dos próprios visitantes, conhecendo um pouco da história de como esse registro foi feito, pode ser uma experiência que encanta e desperta desejo de viajar.

Assim é o e-book “Contos de Minas”, produzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que anualmente seleciona e divulga, em álbum digital, as fotos dos destinos mineiros publicadas em seu perfil promocional no Instagram @visiteminasgerais. Ele é composto de imagens e “causos”, reforçando a antiga tradição mineira de contar histórias, o famoso “dedim de prosa”. A 5ª edição da série já pode ser conferida neste link.

Fotógrafos

O e-book é também uma forma de agradecer aos fotógrafos que compartilham suas experiências em Minas utilizando a hashtag #TurismoMG no perfil @visiteminasgerais. Em 2020, o critério utilizado para a seleção foi o de maior engajamento, ou seja, as fotos mais curtidas e comentadas. Essa participação do público tem elevado os índices de aceitação do perfil, que possui, atualmente, mais de 109 mil seguidores.

Em 2016, a iniciativa recebeu a menção honrosa do prêmio Inova Minas 2016, na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” e na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”. O Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca a importância de ações inovadoras como esta: “O e-book Contos de Minas é uma ação criativa, de baixíssimo custo, e com grande potencial de divulgação do turismo e dos destinos do estado. Ele proporciona um olhar diferenciado do potencial dos atrativos turísticos de Minas”, afirma.

Para conferir, acesse: E-book “Contos de Minas” 2020.