Distribuição de mudas de frutas melhora renda de agricultores de Galileia

Com o início da produção, trabalhadores rurais do município fornecem frutas para a merenda escolar

imagem de destaque
Parte dos recursos gerados pela agricultura familiar são destinados à merenda das escolas públicas estaduais
  • ícone de compartilhamento

Um trabalho desenvolvido pela Emater, em Galileia, na região do Vale do Rio Doce, começa a dar os primeiros frutos. No início da produção, há três anos, técnicos da empresa fizeram a distribuição de mudas de laranja, mexerica, manga e limão para agricultores familiares do município.

Agora os produtores estão colhendo os resultados. Andando pelos quintais, é possível ver os pés carregados de frutas. Cerca de 40 agricultores familiares foram beneficiados. Cada um recebeu um kit com oito mudas. O plantio se adequou à condição de cada quintal, respeitando o espaçamento exigido entre plantas de acordo com a espécie. Toda a assistência técnica foi dada pela Emater.

“A distribuição foi feita para melhorar o consumo de frutas pelas famílias de agricultores. Mas o excedente está sendo vendido, melhorando a renda familiar”, explica o técnico agrícola da Emater-MG no município, Geraldo Júnior Rios.

Comércio

Muitos agricultores estão conseguindo produzir o suficiente não só para consumo familiar, mas também para a comercialização do excedente que é colhido nos pomares. A comercialização, geralmente, é feita na propriedade.

Contudo, alguns agricultores conseguiram ir além e estão fazendo vendas por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Trata-se de um programa do governo federal que garante que 30% dos recursos para a merenda das escolas públicas sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.

O agricultor Oriel José Soares é um desses produtores do município que vende para o PNAE. Junto com a esposa, ele cuida de um pomar de 1,6 mil m², que, em parte, foi plantado com as mudas do convênio. “No início, eu não pensava em comercializar, mas o técnico da Emater me incentivou a aumentar o plantio e a vender para as escolas. Está valendo a pena”, comemora.

Oriel conta que as primeiras vendas no PNAE foram no ano passado, quando ele conseguiu uma renda de R$ 2,4 mil com a comercialização de laranja para uma escola do município. “Foi muito bom, vendi tudo. Se eu tivesse o dobro de laranja, teria vendido também”, comenta.

Convênio

A distribuição das mudas de frutíferas é resultado de um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, firmado em 2008, para o desenvolvimento de projetos produtivos, tecnológicos e sustentáveis na agricultura mineira.

Diversas ações foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos, entre elas a formação de pomares em municípios mineiros.  Em Minas Gerais, foram distribuídas 363 mil mudas no total.



Últimas