Disponibilizado pela Cemig, curso com foco no empreendedorismo feminino beneficia dezenas de mineiras  

Atividade faz parte do Programa de Voluntariado e busca capacitar mulheres para a gestão de seus próprios negócios   

  • ícone de compartilhamento

Ao longo de 2023, a Cemig ofereceu a oportunidade da formação de turmas para um curso de empreendedorismo voltado ao público feminino. A formação gratuita faz parte do Programa de Voluntariado da Companhia, e teve como principal objetivo possibilitar que mulheres de várias regiões de Minas Gerais se capacitassem para a gestão dos próprios negócios, de maneira a contribuir para a criação de oportunidades e geração de renda.  

Cemig / Divulgação

Foram aulas presenciais e on-line que beneficiaram cerca de 130 mulheres residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além de diferentes cidades do interior do estado. Puderam participar mulheres que já possuíam seus empreendimentos ou que estavam pensando em entrar no mundo dos negócios.  

Dividido em módulos, o curso trabalhou temas como os conceitos básicos do empreendedorismo, as características empreendedoras, marketing, plano de negócios, pesquisa de mercado, gestão financeira, entre outros. 

Darcy Ferreira Ladeia é funcionária da Cemig e participa do Programa de Voluntariado da empresa. Ela relatou a sua experiência em participar do curso e da alegria em contribuir com esse projeto. “Sempre gostei de fazer trabalho voluntário e quando eu vi o curso de Mulheres Empreendedoras fiquei encantada com a proposta. Além de ensinar, a gente aprende muito no trabalho voluntário. É uma verdadeira troca. Aprendi muito com as mulheres da comunidade. São fortes e guerreiras. Posso resumir afirmando que mais aprendi do que ensinei”, contou. 

Para a analista de sustentabilidade da Cemig, Marina Souza Lúcio Oliveira, “é importante incentivar as mulheres a se tornarem empreendedoras e protagonistas da sua própria história. Acreditamos que a presença feminina no cenário do empreendedorismo, sendo gestoras do seu próprio negócio, propicia um mercado com muito mais diversidade e diferentes pontos de vista”. 

Aglomerado da Serra 

A última turma do ano concluiu as atividades, no início deste mês, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A formação beneficiou moradoras da localidade e teve a parceria do Coletiva Mulheres da Quebrada, uma iniciativa fundada por líderes comunitárias, que atuam na região há mais de 20 anos, com o objetivo de promover encontros de formação, contribuindo para o desenvolvimento de uma rede de apoio.  

A presidente da Associação, Simone da Silva, viu no curso uma oportunidade de unir conhecimento técnico ao desenvolvimento de habilidades que podem transformar vidas. “Achei a proposta muito positiva, muito agregadora para as mulheres do nosso território. Muitas administram os seus empreendimentos por instinto, intuição e porque sabem fazer. Mas, na maioria das vezes, não têm o conhecimento técnico. A formação foi extremamente importante para juntar essas duas realidades”, enfatizou.     

Amanda Martins fez o curso e destacou a importância da atividade. Ela realiza o trabalho de trançar cabelos e atende suas clientes em casa. Segundo ela, o Mulheres Empreendedoras ajudou abrir a sua mente para novas possibilidades. “Eu achei sensacional. Muito produtivo. Foi o primeiro curso que eu fiz na área, com essa temática, e ele me trouxe uma visão de como fazer. A formação me mostrou como planejar melhor os meus gastos e como investir melhor no meu trabalho”, ressaltou. 

Simone lembrou que a Coletiva Mulheres da Quebrada realiza uma série de campanhas ao longo de todo o ano. A associação recebe doações e quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo e-mail admulheresdaquebrada@gmail.com.  

Programa de Voluntariado Cemig    

O voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visam incentivar e apoiar ações voluntárias de seus profissionais em benefício da sociedade. A Cemig conta com o Programa Você – Voluntariado Cemig, que engloba diversas ações para incentivar e apoiar o envolvimento dos empregados em atividades voluntárias, de maneira a promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua.  

O Mulheres Empreendedoras é uma ação dentro das atividades do Programa de Voluntariado da Cemig. A proposta é promover uma aprendizagem prática que contribua diretamente para o desenvolvimento econômico e para a transformação de realidades.  

Desde a sua implantação, o programa já formou 15 turmas do curso e impactou a vida de mais de 300 mulheres. Além das turmas on-line, que atenderam mulheres de Belo Horizonte, RMBH e várias cidades do interior, como Paraguaçu, Curvelo, Governador Valadares e Itabira, já foram realizadas turmas presencias na capital mineira, Montes Claros, Varginha, Juiz de Fora, Uberaba e Pouso Alegre. 

 

    



Últimas