Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado nesta quinta-feira (18/5)

Data referente à luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental integra marco da reforma psquiátrica no país

SRS Divinópolis

Nesta quinta-feira (18/5), é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data traz na bagagem a história da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente em relação ao combate à ideia de que era necessário isolar as pessoas com a adoção de tratamentos contraditórios, o que só aumentava preconceitos relacionados à saúde mental.

Foi na década de 70 que o  Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil teve início. O Encontro Nacional dos trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, no estado de São Paulo, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental foram dois marcos importantes da luta pela reforma psiquiátrica no país.

A referência da Rede de Atenção Psicossocial da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Cecília Godoi, explica que  a substituição desse modelo manicomial  por um substitutivo  visou a ampliação de rede comunitária e territorial para que o usuário passasse a ter acesso a tratamentos mais humanizados.

Hoje, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da macrorregião de saúde Oeste é composta por 393 equipes de saúde da família, 20 Centros de Atenção Psicossocial (Caps); sete  Centros de Atenção Psicossocial  álcool e outras drogas (Caps AD), três Centros de Atenção Psicossocial  Infanto Juvenil, dois Centros de Convivência e Cultura (CCC), uma Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), três Serviços de Residência Terapêutica e 41 leitos de Saúde Mental em hospital geral.

Ações

“Nós avançamos muito nesta substituição, mas é preciso lembrar que é uma luta diária e constante.  Hoje, os leitos de retaguarda em hospitais gerais são um marco, um avanço em Minas Gerais como proposta de substituição a estes leitos psiquiátricos", destacou Cecília Godoi.

A referência da Raps detalha que bimestralmente ocorre a reunião de colegiado de saúde mental, um momento de troca de experiências e educação permanente. Cecília  relata que os municípios da região estão organizando ações para o dia 18/5.

“Os municípios irão realizar passeatas, caminhadas, atividades nas praças, passeios, viagens junto aos usuários. Alguns municípios, inclusive, participarão dos desfile em Belo Horizonte ”, finalizou Cecília