Detran-MG promove passeio ciclístico em Lagoa Santa no domingo (12/2)

Objetivo é conscientizar a população sobre a correta interação com as bicicletas nas ruas; inscrições serão feitas pela internet

Detran-MG / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), promove, no próximo domingo (12/2), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um passeio ciclístico com o tema “no trânsito, escolha a vida”. O evento tem o objetivo de conscientizar a comunidade, por meio da educação para o trânsito, sobre a correta interação com as bicicletas nas vias, assim como reforçar aos ciclistas as condutas adequadas e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

A intenção do evento é reunir ciclistas de todas as idades, atletas ou aqueles que pedalam por diversão. O percurso terá início na Praça Felipe Rodrigues, às 9h. Os participantes seguirão pela orla da lagoa por duas voltas, com retorno ao local de origem e encerramento às 11h. Cerca de 12 quilômetros serão percorridos durante o passeio.

De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, o evento tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais seguro. “A fim de termos um trânsito mais seguro e com menos acidentes, é preciso que todos cumpram as regras básicas de convivência nas vias, lembrando que o Código de Trânsito prevê uma ordem de responsabilidade, na qual os veículos de maior porte são responsáveis por zelar pelos de menor porte, assim como os motorizados pelos não motorizados, e todos pela segurança dos pedestres”, reforça o diretor.

A coordenadora de educação de trânsito do Detran-MG, delegada Jacqueline Ferraz,  destaca que ações como essa demonstram que todos os envolvidos no trânsito precisam estar cientes dos seus deveres e direitos. “Os ciclistas fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis no trânsito e, por isso, o Detran está trabalhando em ações que visam conscientizar os motoristas, ciclistas e pedestres sobre a adoção de comportamentos para evitar acidentes e fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos os envolvidos”, afirma a coordenadora.

As inscrições para o passeio ciclístico podem ser feitas no site www.detran.mg.gov.br.

O evento contará com as parcerias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram); gabinete da vereadora Sargento Sabrina; TransLago; Sicoob Coopemg; Prefeitura e Guarda Municipal de Lagoa Santa.