Destaques do ano em ações educativas socioambientais são premiados no Movimento Ecos

A iniciativa, organizada em quatro editais, é uma importante forma de trabalhar ações socioambientais no âmbito educacional

O Movimento Ecos, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Escola Superior Dom Helder Câmara, encerrou suas atividades anuais premiando os destaques de 2023. Com o tema “Desenvolvimento da Escola sustentável em Minas Gerais: manejo e preservação das bacias hidrográficas”, esta edição trouxe quatro editais, além da Caminhada Eco, todos com o objetivo de trabalhar a consciência ambiental por meio de diferentes abordagens do currículo do Ensino Médio da Educação Básica.

SEE-MG / Divulgação

No edital Pegada Ambiental, as escolas deveriam monitorar e relatar o impacto que geram por meio de análise de indicadores ambientais; o edital Redige-Ecos promoveu um concurso de redação incentivando a escrita e visão crítica; o Campeonato Estadual de Matemática estimulou o estudo da matemática em sintonia com temas sustentáveis; e o Festival Cultural abriu espaço para os alunos criarem formas de conscientização socioambiental.

A final e a premiação do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) ocorreram em 28/10 no auditório da Dom Helder, enquanto as premiações do Redige-Ecos, Projeto Socioambiental, Festival de Dança e Caminhada Ecológica aconteceram em 1/12, saindo da Praça da Liberdade e culminando na Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, com a participação de 181 instituições de ensino credenciadas. Dentre os prêmios estão bolsas de estudo, aparelhos eletrônicos, certificados e um dia no Espaço EcoArte com as despesas pagas.

A lista de instituições premiadas na certificação da Pegada Ambiental pode ser acessada clicando aqui: três escolas receberam medalha de prata, seis escolas medalhas de cobre, quatro conquistaram medalhas de bronze e 17 receberam menções honrosas. Já no IV Concurso de Redação Redige Ecos, a campeã foi a Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage, seguida do 2º lugar, Colégio Tiradentes PMMG – Unidade Argentino Madeira, e do 3º lugar, a Escola Estadual Padre Camargos. A lista completa dos premiados da Redige Ecos pode ser vista neste link. A vencedora do Festival Cultural, que contou com o Festival de Dança de Rua, foi a Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, assim como em 2022, e os demais premiados podem ser consultados aqui.

SEE-MG / Divulgação

A coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular, Rosália Diniz, a analista educacional da equipe de Educação Ambiental, Ana Silvia Barbosa, e representantes das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C participaram do evento e acompanharam as apresentações e premiações das escolas. A iniciativa é uma forma significativa de promover ações socioambientais no contexto educacional, ao mesmo tempo em que oferece aos estudantes das instituições participantes a chance de concorrer por bolsas de estudos.

Movimento Ecos

A parceria do Movimento Ecos com a SEE/MG acontece desde 2017, por meio de Acordo de Cooperação Técnica. Neste ano, foi formalizada uma nova parceria entre a Escola Superior Dom Helder Câmara e a SEE/MG, com vigência até 2028. O Movimento Ecos atua em parceria com instituições de educação com o objetivo de colaborar na promoção do estudo da sociedade e dos impactos socioambientais do meio em que vivem. As ações visam provocar a conscientização e a mudança comportamental dos atores sociais, motivando-os para a busca imediata de iniciativas multiplicadoras para a sociedade, assegurando a vida digna e a preservação socioambiental da comunidade em geral, bem como, contribuir para a diminuição da evasão escolar e continuidade nos estudos.