Desafios da pandemia e inovação marcam ano da ciência mineira

Soluções tecnológicas também entraram em foco em 2020, em iniciativas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

O ano de 2020 foi atípico, marcado por uma grave crise sanitária que trouxe à tona, mais uma vez, a importância de se investir em ciência, tecnologia e inovação. Elas tiveram papel fundamental na sistematização de informações sobre a covid-19, proporcionando o rápido desenvolvimento de medidas de segurança, tratamento e vacinas para essa nova doença.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), nesse contexto, lançou, em março de 2020, o Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus – Chamada 01/2020. O objetivo foi fortalecer ações inovadoras nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação públicas do estado. Foram 197 projetos analisados e 19 aprovados para contratação, com investimento de R$ 1,98 milhão (saiba mais clicando aqui).

Além da chamada emergencial para financiamento de pesquisas sobre o tema, a Fundação também direcionou recursos financeiros adicionais ao Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCT-V). A ação ajudou na mudança da rotina da equipe, que se reajustou para trabalhar em duas frentes: diagnóstico da doença e desenvolvimento de uma vacina

No final de março, inclusive, a Fapemig em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, financiou projetos e ideias inovadoras de instituições de pesquisa mineiras que buscavam combater a pandemia.

Levar à população informações confiáveis e acessíveis sobre a pandemia foi outra prioridade em 2020. Para isso, a Fapemig apoiou o coletivo Força-tarefa Amerek, iniciativa de divulgação científica que contou com a colaboração de pesquisadores, jornalistas e comunicólogos de várias instituições do Brasil, assim como de outros países, como a Itália.

Inovação

Soluções tecnológicas também entraram em foco em 2020. No Ciclo de Inovação Aberta, promovido pelo Hub MG, com apoio da Fapemig, por exemplo, foram lançados dois desafios –  do aço e de previsão de vendas – para sanar problemas enfrentados por um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo. A iniciativa buscou conectar soluções tecnológicas do meio acadêmico.

Outro destaque foi a Vitrine Tecnológica de Minas Gerais. Hospedada no site da Fundação, a plataforma apresenta tecnologias desenvolvidas por pesquisadores mineiros que podem ser exploradas comercialmente por empresas.

Como parte do Programa Centelha - MG, que estimula a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias, a maior parte dos projetos foi contratada e já está em andamento. Além disso, foram promovidos eventos de aprimoramento, alguns próprios para empreendedores e outros abertos ao público. A execução do programa, em Minas, é feita pela Fapemig.

Destaque, ainda, para a atuação nas seguintes frentes:

- organização de painel para discutir a legislação mineira sobre ciência, tecnologia e inovação na semana de inovação organizada pela Prodemge;

- apoio financeiro de uma edição especial do programa mineiro de aceleração de Startups, Seed – atualmente sobre o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) – chamado Seed Gov. Nesta iniciativa, o objetivo é desenvolver soluções para o Governo do Estado, com os próprios órgãos públicos apresentando demandas e desafios;

- lançamento do canal de informação Inovaminas. Hospedado no site da Fapemig, o ambiente é atualizado semanalmente e traz experiências, novidades e oportunidades do setor de inovação mineiro;

- Organização de eventos de divulgação científica, com adaptação para a realização virtual, no contexto da pandemia. Destaque para a participação na Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, a comemoração on-line do Dia Nacional da Pesquisadora e do Pesquisador Científico (lives mensais disponíveis aqui) e, ainda, o Fala Ciência. Em sua oitava edição, o curso de comunicação pública da ciência e tecnologia teve programação especialmente preparada para o ambiente digital.