Departamento Penitenciário de Minas Gerais doa 3 mil brinquedos produzidos por detentos pelo Dia das Crianças 

Itens confeccionados em marcenarias de unidades prisionais e doação feita por entidades parceiras do sistema prisional alegraram o público infantil 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O trabalho sério e comprometido da Polícia Penal de Minas Gerais significa, também, responsabilidade social e participação na comunidade. O Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12/10), é motivo de muita alegria com a distribuição de três mil brinquedos produzidos por detentos para crianças em situação de vulnerabilidade social. Houve entregas em Teófilo Otoni e Nanuque, no Vale do Mucuri; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  

Grande parte destes brinquedos foi produzida na marcenaria da Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria), que funciona na própria unidade e emprega mão de obra de presos capacitados para produzirem os mais diversos itens, reaproveitando madeira apreendida ou que seria descartada por empresas. Outras três unidades são dotadas de marcenarias, e tiveram atuação importante nas entregas, como o Presídio de Lavras e as penitenciária de Três Corações e de Govenador Valadares. 

Em algumas situações, os brinquedos percorreram grandes distâncias, como foi o caso daqueles entregues para a Câmara Municipal de Teófilo Otoni, graças a uma parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). As peças foram confeccionadas pelos detentos do Presídio de Lavras, no Sul de Minas. 

Para o diretor geral do Depen-MG, Rodrigo Machado, ações como essas, pelo Dia das Crianças, somente são possíveis com o empenho dos servidores públicos, que trabalham ativamente para o fortalecimento da instituição e para servir à sociedade mineira. “A produção de brinquedos pelos presos e a solidariedade das instituições parceiras nas doações representam a construção de um trabalho da Polícia Penal de Minas Gerais para além dos muros”, reforça o diretor. 

Vale do Rio Doce 

No dia 7/10, policiais penais da Penitenciária de Governador Valadares I (Francisco Floriano de Paula) realizaram a entrega de 350 brinquedos para crianças da Escola Municipal Professor Daniel Alves Ajudarte. Havia carrinhos em madeira, produzidos por custodiados da unidade, e bonecas adquiridas com verba do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) do município. O evento contou ainda com a participação de animadores infantis para deixar a festa mais especial. 

O diretor de Humanização do Atendimento da Penitenciária de Governador Valadares I, Eduardo da Rocha Caire Júnior, avalia a entrega como uma forma de garantir o direito às atividades educacionais e de profissionalização dos presos e, além de tudo, a possibilidade de desenvolver um trabalho social junto ao município, no qual se encontram os parentes dos indivíduos privados de liberdade. “Conseguimos despertar o sorriso das crianças durante a entrega e os indivíduos privados de liberdade ficam entusiasmados, por se sentirem produtivos”, relata o diretor, orgulhoso. 

Alegria geral 

Filhos de detentos do Presídio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; do Presídio de Uberlândia I (Jacy de Assis), no Triângulo Mineiro; e da Penitenciária de Governador Valadares I também receberam brinquedos. 



Últimas