Delegados tomam posse na Academia de Polícia Civil

Empossados, os novos delegados começaram a formação policial para que possam exercer as atividades funcionais com excelência

  • ícone de compartilhamento

Depois de nomeados pelo Governo de Minas, no início do mês de junho, os candidatos aprovados em todas fases do concurso de Delegado de Polícia (Edital n.º 01/18) tomaram posse, nesta segunda-feira (24/6), na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol). Em seguida, começaram o curso técnico de formação policial.

Os novos policiais, que já apresentaram a documentação necessária para a formalização da posse, após a cerimônia em que foram empossados, foram convocados para matrícula e início do curso. A previsão é que as atividades acadêmicas tenham duração de quatro meses.

Uma das empossadas, Hionara Araújo Pimentel, 33 anos, registra ter realizado o sonho de uma vida. "O sonho da minha vida sempre foi ser delegada de Polícia. Eeu vou para qualquer cantinho de Minas, por mais que depois eu venha tentar ficar mais próxima dos meus familiares". Hionara considera que a atuação na investigação criminal é preponderante no processo criminal, enfatizando a importância do cargo que está assumindo.

Monah Zein, de 35 anos, que veio da cidade de Curitiba, traz as melhores expectativas para servir a PCMG. "A minha expectativa é abraçar a Polícia Civil, fazer o meu melhor e buscar a valorização da carreira de delegado e de todas as outras carreiras da Polícia Civil", diz. Ela também está preparada para atuar em qualquer cidade mineira. "Estou preparada para ir a qualquer lugar porque Minas é uma só. Onde for, farei o meu melhor", garante Monah.

De acordo com a delegada-geral e diretora da Acadepol, Cinara Moreira, o objetivo do curso é a capacitação dos novos delegados para que eles possam exercer as atividades funcionais com excelência. “No curso, será oportunizado o aprendizado das especialidades das funções inerentes ao cargo, como investigação policial, teoria e prática de inquérito, técnicas de entrevista e interrogatório, manejo e emprego de arma de fogo e técnicas de ação policial", registra.

A diretora também contextualiza o papel da academia nesse processo. "Após a realização de todos os procedimentos administrativos para promover a seleção dos melhores candidatos, a Acadepol está pronta para prosseguir buscando a capacitação dos novos policiais e aprimorar aptidões pessoais desses servidores", explica.

O delegado-geral e chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto, destaca a relevância das nomeações dos delegados para a instituição. "Os novos profissionais vão atender a demandas emergenciais. Essa ação é de suma importância, tendo em vista a defasagem do quadro", ressalta.

Com a conclusão e a aprovação no curso, os policiais civis serão designados às Delegacias de Polícia, observando-se as necessidades de cada unidade. "As comarcas do interior e as delegacias de plantão serão priorizadas", conclui o chefe da instituição.



Últimas