Definidos os classificados para a etapa Estadual do Jimi

Fator casa ajudou Montes Claros a garantir sete das oito equipes para última fase da competição

imagem de destaque
Jogando em casa, São João del-Rei conquistou o título do basquete masculino
  • ícone de compartilhamento

A segunda fase dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) chegou ao fim no último domingo (10/9), nas quatro cidades sede: Itabira, Montes Claros, Pitangui e São João del-Rei. Realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), a competição definiu os municípios que se classificaram para a Etapa Estadual, que este ano acontecerá em Lavras, no Território Sul, entre os dias 11 e 15 de outubro.

Somadas, as quatro Regionais do Jimi tiveram mais de 400 partidas disputadas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, com a participação de 91 municípios. Desses, 39 conseguiram classificar pelo menos uma equipe para a etapa Estadual.

"Fiquei muito orgulhoso por ver a mobilização das cidades para receber e disputar a etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais. Foi muito inspirador ver a dedicação de atletas, técnicos, árbitros e torcedores. Sou do interior e sei o quanto o esporte mobiliza as pessoas e une gerações. É muito bonito ver as pessoas mais próximas em prol de um interesse em comum. O Jimi resgata o amor dos cidadãos por suas cidades, afinal, quem está nas disputas, ou na torcida, tem o intuito de defender a bandeira da sua terra natal ou do local que o acolheu", destaca o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

Resultados

Das quatro cidades sede, apenas Montes Claros soube aproveitar o mando de quadra, a torcida a favor e os demais benefícios que se tem quando se é sede de uma competição.

Além de conquistar o título de cinco das oito competições que foram disputadas nessa etapa (basquete masculino, handebol feminino, futsal feminino, vôlei Feminino e vôlei masculino), o município que sediou a Regional Jequitinhonha-Mucuri/Norte-Central, também classificou suas equipes de futsal e handebol masculino para a última fase do Jimi.

Técnico do time de futsal feminino, Rodrigo Maciel, destaca que o principal benefício que teve por jogar em casa, é poder contar com todas as suas atletas. “Como nosso time não é formado por profissionais, todas as jogadoras tem seu emprego e sua profissão. E é muito complicado para elas ter a disponibilidade para viajar. Mas, como jogamos em casa, todas estavam disponíveis.”

Na Regional Sul–Vertentes–Mata, que foi realizada em São João del-Rei, apenas o campeão garantia vaga para última fase do Jimi, uma vez que Lavras, por ser a sede da Estadual, já possui presença garantida em todas as modalidades. Com isso, as disputas foram ainda mais acirradas, e os donos da casa, mesmo tendo ficado em 3º lugar geral, só conseguiram classificar uma equipe, o basquete masculino que foi campeão Regional.

“Sabíamos que seria uma competição muito dura. Primeiro pelo fato de apenas uma equipe garantir sua vaga, segundo, que mesmo jogando em casa, nós não éramos favoritos. Mesmo assim, conseguimos o título com muita vontade e empenho dos atletas. Na etapa Estadual vamos enfrentar equipes ainda mais qualificadas, e vamos para lá com a mesma mentalidade que deu certo aqui em São João: um jogo de cada vez, dando o nosso máximo dentro de quadra”, confia Bruno Hallak, técnico da equipe.

Já Pitangui e Itabira, que foram sedes das regionais Triângulo-Noroeste/Sudoeste-Oeste e Metropolitana/Caparaó-Vale do Aço-Rio Doce, respectivamente, não conseguiram conquistar nenhum título jogando em seus domínios.

Pitangui apesar sem ter nenhuma equipe campeã, conseguiu garantir uma vaga na etapa Estadual com sua equipe de handebol masculino. Vice-campeões, eles foram derrotados na final pelo time de Carmo da Mata, por 37 a 32, e, apesar do resultado, o representante local, Alexandre Moreno, destacou a importância de sediar a competição.

“Foi muito bom receber a etapa Regional do Jimi. Por mais que em quadra não conseguimos os melhores resultados, estamos muito satisfeitos com o sucesso que foi a competição, em público e no comércio. Além disso, por ter sido a primeira vez na história da cidade que recebemos essa fase da competição, não fomos tão mal, afinal terminamos em segundo lugar geral em nossa Regional”, avalia Alexandre.

Por fim, Itabira foi a única cidade-sede que não teve nenhuma equipe classificada para a etapa Estadual. Mesmo tendo terminado no segundo lugar geral de sua Regional, o município só conseguiu subir no pódio em duas modalidades, basquete e futsal masculino, mas, como nesta fase apenas os campeões e vice, acabou ficando sem representantes na última etapa do Jimi.

“Foi uma competição de alto nível, sabíamos que enfrentaríamos adversários muito bem preparados. Infelizmente nossa participação nas modalidades coletivas chegou ao fim, mas fica o aprendizado para que no ano que vem possamos ir melhor”, confia o representante de Itabira, Marcelo da Silva.

Veja quem se classificou em cada Regional: Metropolitana–Caparaó–Vale do Aço–Rio Doce (Itabira), Jequitinhonha–Mucuri–Norte–Central (Montes Claros), Triângulo–Noroeste–Sudoeste–Oeste (Pitangui) e Sul–Vertentes–Mata (São João Del Rei).

Inscrições para a fase Estadual

Na fase estadual, além das disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, na etapa Estadual, também acontecem as competições individuais e PCD’s: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas. Mas, os interessados em participar precisam correr, uma vez que as inscrições para os individuais e PCD’s termina na próxima sexta-feira (15/9).



Últimas