Definição de diretores de escolas estaduais sai nesta segunda (17/6)

Processo acontece em 3.496 escolas da rede de ensino. Votação ocorre das 8h às 20h, em todo o estado

  • ícone de compartilhamento

Nesta segunda-feira (17/6), as escolas da rede estadual de ensino e as comunidades escolares estão mobilizadas no processo democrático de escolha dos novos gestores escolares. Serão escolhidos diretores e vice-diretores de 3.496 escolas. O processo acontece até o fim do dia, incluindo a apuração dos votos. Será vencedora a chapa que obtiver o maior número de votos válidos.
 

Votação na E.E. Gervásio Lara (Crédito: Divulgação/SEE)

Na Escola Estadual Gervásio Lara, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Edilene Macário, foi uma das primeiras a votar. Mãe do aluno do 9º ano do ensino fundamental, Gabriel Henrique Teixeira, e da estudante do 7º ano do ensino fundamental, Camille Vitória Teixeira, Edilene destaca a importância de participar do processo.

“Gosto de participar da vida escolar dos meus filhos e vim aqui para dar um voto de confiança para a chapa que escolhemos. Meus filhos participaram das discussões na escola e me falaram sobre a propostas, o que me ajudou na escolha”, conta.

A votação acontece em cédula única. Podem participar do processo profissionais em exercício na escola; aluno com idade igual ou superior a 14 anos; aluno matriculado no ensino médio ou educação profissional, independentemente da idade; e pais ou responsáveis por aluno menor de 14 anos matriculado no ensino fundamental.

Emanuel Fernandes de Oliveira faz parte do grupo de alunos que já pode votar. Aluno do 8º ano do ensino fundamental, ele conta que foi difícil decidir qual a melhor opção entre as duas chapas que disputam a indicação na E.E. Gervásio Lara. A decisão veio depois de conhecer os planos de gestão de cada uma. “Vi as propostas das chapas e as duas abordaram a questão da infraestrutura da escola. Acho muito importante isso. Escolhi a que achei que seria melhor para a escola”, afirma.

Há 17 anos, Maria do Carmo Braga  atua como especialista de educação na Escola Estadual Pio XII, em Januária, no Norte de Ninas,  e  reforça a importância do voto consciente. “Não se pode votar por achismo. É importante conhecer quais contribuições as chapas têm a oferecer para a escola. Foi assim que escolhi minha chapa. Também procurei aquela que, acredito, vai oferecer maior interação com o grupo de servidores e alunos”.

Todo processo de escolha é coordenado por uma Comissão Organizadora, eleita em assembleia, composta por membros da comunidade escolar. A comissão é responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação do processo de escolha e convocação da comunidade escolar para participar do processo.



Últimas