Defesa Civil realiza maior simulado do Brasil em Itabira

Treinamento envolverá aproximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis do município

Neste sábado (17/8), será realizado, em Itabira, o maior simulado de evacuação de emergência já feito no país, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). O treinamento, de caráter preventivo, contará com a participação de aproximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis, localizados em 27 bairros do município.

Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Empregados da Mina Conceição, que estiverem trabalhando no dia e horário do simulado, também participarão do exercício. Além disso, aproximadamente 5 mil profissionais estarão envolvidos na organização e condução do evento.

O objetivo será informar, preparar e capacitar a população para a evacuação de emergência em caso de rompimento de barragem. Durante o treinamento, as pessoas deverão se dirigir para um dos 96 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora das ZAS. Vale lembrar que ZAS é a região à jusante (abaixo) da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10 quilômetros ou, no caso de rompimento, o tempo de chegada da onda de 30 minutos. Já a Zona de Segurança Secundária (ZSS) é a área posterior à ZAS.

Logística

De acordo com o coordenador-adjunto da Cedec, tenente coronel Flávio Godinho, “esse simulado tem uma característica bem diferente, em função da logística empregada, da quantidade de pessoas que serão evacuadas, a quantidade de pessoas que vão trabalhar, quantidade de agências envolvidas, numa cooperação para realizarmos o melhor treinamento possível”, ressalta.

Godinho também explica como funcionará o simulado da Cedec durante o sábado (17/8), com apoio de outros órgãos de segurança do Governo do Estado e da Mineradora Vale.

“Teremos atividades na parte da manhã. Às 9h e às 11h, vão ocorrer reuniões preparatórias para que a comunidade saiba tudo sobre o simulado: o que levar, como se deslocar, a documentação necessária que precisa ser levada e todas as informações pertinentes. Às 15h, iremos iniciar o simulado, com o acionamento das sirenes e do próprio carro de som para a comunidade”, explica.

O treinamento faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, esse último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis estadual e municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.

Para acompanhar o simulado, já estão confirmadas as presenças do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves; das Defesas Civis Estaduais do Pará e de Santa Catarina, além das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Barão de Cocais e Nova Lima.