Defesa Civil Estadual promove seminário voltado para o enfrentamento da seca

Seminário de Convivência com a Seca aconteceu no Norte de Minas e reuniu mais de 230 participantes

O Governo Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou, nesta quarta-feira (12/4), o Seminário de Convivência com a Seca no município de Montes Claros, no norte do estado.

O evento acontece anualmente, e tem como objetivo integrar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e promover a cultura da resiliência com foco na gestão do risco da seca/estiagem, via ação de preparação, mitigando o sofrimento da população afetada por esses desastres no em Minas. O seminário é uma forma de compartilhar com os municípios as estratégias de combate à seca/estiagem, e tem os gestores municipais das regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri como foco principal.

Para o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, o evento vai muito além de prevenir os danos provocados pela seca. “Nós estamos aqui por causa da nossa responsabilidade enquanto gestores públicos, de ofertar, de mitigar, de minimizar os impactos que possíveis eventos adversos causam em nossas comunidades”.

Além de integrantes da Cedec, o evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Enfrentamento da seca em 2022

O Seminário de Convivência com a Seca realizado em 2022 reuniu 317 participantes, totalizando 143 municípios beneficiados pelo conteúdo do evento.

A Cedec também atendeu 71 municípios em situação de emergência com a Operação de Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP). A água foi distribuída de porta em porta para 102.027 pessoas afetadas pela escassez hídrica das áreas do Norte, Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Central e Noroeste de Minas. Além disso, 9.025 cestas básicas foram distribuídas a 111 cidades afetadas pela seca.

Programa Água Doce

Fora as ações emergenciais, a Cedec trabalha em parceria com o governo federal e órgãos estaduais como Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Igam e Idene para promover o Programa Água Doce (PAD), que leva água apta ao consumo humano para comunidades do semiárido mineiro.

Em 2022, o projeto recebeu investimento de R$ 28 milhões e entregou 27 sistemas à população do estado.